Egresso defende mestrado em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal e é aprovado em doutorado
EgressosTecnologia

O egresso do curso de Sistemas de Informação, turma 2018.1, Manoel Miqueias Maia, realizou a sua defesa de dissertação intitulada Desenvolvimento e validação de sistema cyber físico em pacientes cirróticos com encefalopatia hepática por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal da Universidade Estadual do Ceará (PPGBiotec/UECE). O trabalho de pesquisa aplicada, que foi realizado na área de “Desenvolvimento e validação de dispositivos e protótipos”, teve como alvo os pacientes do centro de referência de tratamento e diagnóstico de doenças hepáticas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que atende indivíduos de todo o Estado e realiza transplantes hepáticos para todo o Nordeste.

Em fevereiro, Miqueias foi aprovado no doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFRN). Seu novo desafio possui a área de concentração em Biotecnologia em Saúde e a linha de pesquisa em Desenvolvimento de agentes profiláticos, terapêuticos e testes diagnósticos.

Segundo ele, “cursar um doutorado era um sonho desde a graduação, o qual tive espelho em muitos dos professores da UniCatólica. Estou seguindo com meu objeto de pesquisa que é a aplicação de inteligência artificial na detecção de doenças analisando movimentos. Já temos um produto registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, além disso, obtivemos com a proposta de pesquisa uma das melhores notas na avaliação dos projetos na seleção para a RENORBIO.”

O egresso, que hoje atua como web designer do escritório da presidência da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Ceará, além de ter sido estagiário e colaborador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) da UNICATÓLICA, foi, também, monitor de lógica de programação por meio do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), Diretor de Projetos da Atitude Empresa Júnior (ATEJ), Presidente do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação Sandoval Bastos (CASISB) e organizador do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL), em Quixadá. Além disso, juntamente com a Prof.ª Stânia Nágila Vasconcelos, foi responsável pelo desenvolvimento do Programa de Formação de Pesquisadores que atua junto aos bolsistas de Iniciação Científica (IC), além de ter realizado o mapeamento de processos no Núcleo de Iniciação Científica (NIC) e de Publicação.

Para Miqueias, “a UniCatólica foi e ainda é a base da minha formação profissional. Foi onde adquiri parte considerável dos conhecimentos que hoje emprego nas minhas atividades profissionais e acadêmicas. Mais que isso, foi onde adquiri muitas soft skills atráves das atividades de extensão e construí uma grande e diversa rede de contatos. O aprendizado foi enriquecedor enquanto estudante de graduação e colaborador.”

E ainda complementa, “um ponto importante que todo bom profissional deve ter em mente é que ninguém muda o mundo sozinho. É essencial o envolvimento do networking para o desenvolvimento multiprofissional das atividades, principalmente quando se fala de pesquisa e inovação.”.

A UniCatólica parabeniza Miqueias Maia pelo seu êxito e conquistas profissionais.