• Segunda Nota de Esclarecimento – CoronaVírus

SEGUNDA NOTA DE ESCLARECIMENTO – CORONAVÍRUS

Estimados gestores, professores, colaboradores e alunos da UNICATÓLICA,

Estamos iniciando mais uma semana de trabalho, agora de forma diferente. O coronavírus está impondo uma nova forma de viver, administrar, lecionar, estudar e interagir com as pessoas e precisamos mais do que nunca do bom senso, cuidado, solidariedade, comprometimento e amor ao próximo para atravessar esse período de pandemia.

A UNICATÓLICA, preocupada com a saúde e bem estar de todos,tem seguido as diretrizes dos Governos Federal, Estadual e Municipal para minimizar o avanço do Covid 19, a saber: Portaria n° 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação (MEC) que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia; Decreto n° 33.519, de 19 de março de 2020, do Estado do Ceará, que intensifica as medidas para enfretamento da infecção humana pelo novo coronavírus; e Decreto n° 08, de 16 de março de 2020, do Município de Quixadá, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID19.

Em caráter excepcional, a UNICATÓLICA decidiu substituir as disciplinas presenciais em andamento por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação conforme art. 1º da Portaria n° 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação. Mesmo a referida Portaria tendo facultado a substituição das aulas presenciais por aulas à distância em até trinta dias, a UNICATÓLICA decidiu por essa modalidade de ensino, em princípio, até 30/03/2020, quando a situação será reavaliada e comunicada à toda comunidade acadêmica.

Desta forma, as aulas presenciais teóricas e orientações de TCC serão realizadas por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, conforme orientação do professor coordenador, sem prejuízo acadêmico. As atividades acadêmicas suspensas, como aulas práticas e estágios, deverão ser integralmente repostas.

Conforme inciso V do art. 1º do Decreto n° 33.519, de 19 de março de 2020, do Estado do Ceará, a UNICATÓLICA manterá suas atividades administrativas suspensas até o dia 29/03/2020, quando receberemos novas diretrizes dos entes públicos. Neste caso, parte da equipe está trabalhando em home office cumprindo nossa missão que é educação superior à luz dos valores cristãos, éticos, humanos de forma inovadora e sustentável.

Outros encaminhamentos poderão ser adotados conforme orientações dos entes públicos que deverão publicar novas legislações ao longo desta semana.

Em caso de dúvida remanescente, disponibilizamos o seguinte canal de atendimento: Whatsapp (88 98827.6746) ou pelo chat disponível no site da UNICATÓLICA (canto direito inferior da tela, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h);.

Rogamos a Deus e a Nossa Senhora Rainha do Sertão pela proteção de todos contra o coronavírus, por discernimento e serenidade aos nossos gestores públicos que publicarão as medidas necessárias para este momento e por saúde aos que estão enfermos.

Quixadá, 23 de março de 2020.

Marcos James Chaves Bessa
Reitor

ANEXOS

PORTARIA MEC No 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.

DECRETO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ No 33.519, DE 19 DE MARÇO DE 2020Intensifica as Medidas para Enfrentamento da Infecção Humana pelo novo Coronavírus.

DECRETO PREFEITURA DE QUIXADÁ No. 08/2020 – Adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo SARS – COV 2 (novo Coronavírus), bem como dispõe sobre recomendações no setor privado municipal.

COMUNICADOS ANTERIORES

COMUNICADO – SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO – CORPO DOCENTE E DISCENTE