• Pastoral Universitária

Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica

Pastoral Universitária

A essência de nossa origem como Centro Universitário Católica de Quixadá enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) nos faz ocupar uma posição privilegiada frente a outras IES de Quixadá e do Ceará: o fato de sermos uma Instituição Católica desde sua gestação. Um dos aspectos que integram esta característica é a presença da Pastoral Universitária, que existe desde que nossa instituição foi fundada.

O que é?

“Nosso caminho na universidade, muitas vezes, assemelha-se ao dos discípulos de Emaús: repletos de dúvidas e abalados na esperança. Da mesma maneira que pensaram que o Mestre não andava mais com eles, também pensamos que as crenças e certezas que deram sentido à nossa vida não são fortes o suficiente para sobreviver em um contexto crítico.” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 1)

A Pastoral Universitária é o âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o meio acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e colaboradores. “Sua missão é evangelizar o mundo universitário a partir de Jesus Cristo, nas inúmeras fronteiras (físicas e virtuais), que aparecem como novos caminhos de Emaús e novos areópagos de missão e comunidade eclesial.” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 3).

Em sua atuação, a Pastoral Universitária deseja que a evangelização passe pelas estruturas do Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão), a partir dos eixos da ação evangelizadora (espiritualidade, reflexão e socioeducativo), em comunhão com o padre coordenador e com o bispo diocesano, Dom Angelo Pignoli (cf. O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 67).

Não é, de forma alguma, um espaço de confinamento dos que professam a fé católica dentro da universidade. Ao contrário, é um instrumento de que dispomos para, conscientes da identidade católica da ação evangelizadora, promover, nos ambientes de cultura e saber, serviços universitários evangelizadores “em conjunto com os irmãos de outras experiências religiosas cristãs e não cristãs, em uma postura de abertura e respeito à própria identidade e à identidade dos demais” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 33).

.

A Pastoral Universitária pode me ajudar?

“Porque a integração do saber na pessoa acontece no dinamismo do diálogo, no aconchego e no confronto da amizade. ‘É bom não esquecer que também a razão, na sua busca, tem necessidade de ser apoiada por um diálogo confiante e uma amizade sincera. […] Os filósofos antigos punham a amizade como um dos contextos mais adequados para o reto filosofar’.” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 18)

A Pastoral Universitária, imbuída do desejo de buscar a Verdade, é o ambiente que encaminha a integração do saber, oferecendo, pois, a ocasião para o diálogo confiante e a amizade sincera: primeiramente de cada um consigo mesmo, e em seguida, com o próximo. Por isso, há diversos modos pelos quais ela quer caminhar junto do estudante universitário, seja abrindo suas portas para que ele entre, seja saindo de seu locus para ir ao encontro do acadêmico.

O Que a Pastoral Universitária me oferece?

“‘A escuta da Palavra de Deus e a Eucaristia são nosso alimento, especialmente quando estamos tristes ou desanimados. Elas nos enchem de alegria!’ A Igreja, uma mãe de coração aberto, sempre chamada a ser a casa aberta do Pai, também deve abrir a porta dos sacramentos para alimentar a vida de todos os que estão envolvidos no ambiente universitário.” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102 102, n. 29)

Há diversas atividades e ações evangelizadoras promovidas pela Pastoral Universitária, abertas à diversidade dos acadêmicos, sejam quais foram seus anseios.

Missas

De segunda-feira a sexta-feira, às 17h30min, na Capela.

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Toda quinta-feira, na Capela, no intervalo da manhã (9h10min a 9h30min) e da noite (20h10min a 20h30min).

Catequese de Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia)

Com o objetivo de iniciar os acadêmicos à vida cristã, a catequese para estes sacramentos está aberta a todos aqueles que desejarem recebê-los.

Há duas turmas, em dois turnos distintos:

Tarde: terça-feira e quarta-feira, 16h30min a 17h00min. (semanal)

Noite: segunda-feira e terça-feira, 20h10min a 20h30min (intervalo). (semanal)

Grupo de Oração Shalom

Toda quarta-feira, na Praça de Nossa Senhora (no jardim), à noite (20h10min a 20h30min).

Oração com os colaboradores

Às segundas-feiras e sextas-feiras, às 6h00min.

Confissão (Sacramento da Penitência)

Há um sacerdote disponível na Sala da Pastoral Universitária para atendimento de confissões nos seguintes horários:

Segunda-feira a sexta-feira: de 15h a 17h30min.

*Para outros horários, informar-se na Sala da Pastoral ou procurar o Pe. Edilberto Reis (coordenador).

Aconselhamento pessoal

Alguns membros da Pastoral Universitária estão disponíveis para atendimento e partilhas diariamente (manhã, tarde e noite), na Sala da Pastoral Universitária. Procure-os lá ou marque um horário.

Onde encontro?

A Sala da Pastoral Universitária localiza-se próximo à Sala dos Professores. Nela, há atendimento diariamente (manhã, tarde e noite).

Para informações e contato, os alunos podem procurar também os diversos membros da Pastoral (discentes, docentes ou colaboradores).

Contato

Coordenador da Pastoral Universitária: Pe. Edilberto Reis ([email protected]).