• Orientação Profissional

Desde o final do século XIX vem-se desenvolvendo grande arcabouço de estudos designados à escolha profissional das pessoas, não se caracterizando apenas como auxílio na escolha de uma ocupação, mas como parte na busca pelo processo de identidade profissional, transcendendo as habilidades profissionais e as ofertas que o mercado propõe, mas abrangendo seus afetos e expectativas em relação ao trabalho.

Conceitua-se a prática de Orientação Profissional como “o processo pelo qual o indivíduo é ajudado a escolher e a se preparar para ingressar e progredir em uma ocupação” (NEIVA, 2005). Tendo em vista as incertezas nas quais os adolescentes enfrentam com a pressão desempenhada pelos pais, demais familiares, instituição na qual estudam, amigos e sociedade, onde o sujeito muitas vezes é ludibriado ou coibido a exercer determinada vertente profissional, não podendo ou até mesmo não conseguindo conceituar quais seriam seus reais anseios em meio à carreira profissional.

Acreditamos que o Programa Orientação Profissional nas Escolas (POPE) deverá contemplar e/ou criar subsídios fundamentais que irão favorecer a escolha profissional destes jovens e, em consequência, fomentar seu interesse em ingressar no meio acadêmico, hoje peça essencial para qualificação profissional.

As atividades se darão através do modelo psicométrico de orientação profissional, onde o uso de instrumentos científicos e padronizados (testes) facilitam a percepção dos interesses principais do estudante e do modelo informativo (palestras) onde serão repassados os dados importantes para integração dos interesses levantados e as mobilizações necessárias para concretizar a escolha.

Os testes e devolutivas dos mesmos acontecerão em dias e horários agendados a partir da disponibilidade dos envolvidos (Faculdade Católica, alunos do terceiro ano do ensino médio e colégios particulares e públicos do sertão central).

Público-alvo: alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e particulares do sertão central.

Aplicação da metodologia: A orientação profissional será realizada em dois momentos, a saber:

1° momento: Aplicação do teste de forma coletiva com durabilidade de, no máximo, 2 horas.

2º momento: Devolutiva dos resultados de forma individual (20 minutos) e, a seguir, palestra informativa de aproximadamente 01 hora.

Ressaltando que todos os momentos serão previamente agendados pelo telefone: (88) 3412.6732.