• NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (NAI)

NAI

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/SESU-2013), executa ações de acessibilidade, no âmbito do eixo “Acesso à Educação” do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite. O Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior, orienta a institucionalização da política de acessibilidade nas instituições de educação superior – IES, a fim de assegurar o direito da pessoa com deficiência – PcD, fundamentado nos princípios e diretrizes contidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006) e nos Decretos n°. 186/2008, nº 6.949/2009, nº 5.296/2004, nº 5.626/2005 e nº 7.611/2011.

O Programa Incluir, objetiva fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas universidades, as quais respondem pela organização de ações institucionais que garantam a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras pedagógicas, arquitetônicas e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Neste sentindo, a Unicatólica ciente de sua responsabilidade como instituição que, prima pela “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”, acrescenta em sua missão a promoção da acessibilidade plena como direito universal a todos os indivíduos independentes de suas características físicas, sensoriais e intelectuais.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNICATÓLICA – NAI, possui missão de promover ações que assegurem o ingresso, permanência, a integração e êxito dos acadêmicos, colaboradores e sociedade civil que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, incentivando o respeito à diversidade e a eliminação de barreiras, contribuindo para inclusão social e educacional das pessoas com deficiência – PcD.

O NAI, trata-se de um setor interdisciplinar, que visa unir profissionais de outras áreas tais como administração, educação física, filosofia, enfermagem, direito etc., Para tanto, o NAI tem o dever de programar ações planejadas e eficientes com vista,  descentralização das iniciativas de acessibilidade, oferecendo suporte e orientação a coordenadores, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Unicatólica interessados em contribuir na promoção de uma educação de qualidade para todos.

A acessibilidade na UNICATÓLICA é articulada principalmente pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, com o apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP da instituição.

SAIBA MAIS SOBRE O NAI:

Coordenação: Profª. Esp. Francisca Aldenisa Peixôto da Silva

Local: Campus Unicatólica – Bloco F

Telefone: (88) 3412.6700 – Ramal: 6923

Contato: [email protected]