• Graduação em Sistemas para Internet

• Duração
      2 anos e meio (5 semestres)
    • Turno

• Grau
      Tecnológico
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

Com seu funcionamento autorizado pela Portaria MEC nº 209/2014, o Curso de Graduação Tecnológica em Sistemas para Internet atualmente oferta 100 vagas anuais no período noturno, com regime de matrículas semestral. A matriz curricular do curso é integrada em 5 semestres letivos com a carga horária total de 2240 h/a. O diploma de Graduação do Tecnólogo em Sistemas para Internet tem validade para participação em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização, além de mestrados e doutorados. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação (MEC). O Curso de Graduação Tecnológica em Sistemas para Internet vem suprir a atual carência do mercado de trabalho no que tange a necessidade de desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis, bem como as expectativas da sociedade, preparando profissionais para desenvolver atividades específicas da prática profissional em conformidade com as demandas nacionais e regionais da sociedade.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet também são suas atribuições. Fonte: MEC. Link: http://goo.gl/OfOOM5

O perfil traçado para os profissionais formados pelo Curso de Graduação Tecnológica em Sistemas para Internet do Centro Universitário Católica de Quixadá é voltado para a capacitação do egresso buscando se antecipar às transformações tecnológicas, humanísticas, éticas e sociais com uma visão integrada, sistêmica e estratégica do mundo globalizado.

Os principais cargos exercidos pelo Tecnólogo em Sistemas para Internet são:

• Programador de Sistemas para Internet;
• Analista de Sistemas;
• Desenvolvedor de Softwares;
• Desenvolvedor de Aplicativos para Dispositivos Móveis;
• Web Designer
• Web Master;
• Projetista de Sites;
• Empresário na Área da Tecnologia da Informação;
• Professor na Área da Tecnologia da Informação.

Desafios do profissional

• Propor soluções inovadoras para os problemas do cotidiano;
• Antecipar-se aos desafios do mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação;
• Projetar sistemas funcionais, competitivos e eficazes que possam ser utilizados de maneira social e eticamente responsável.

Diferenciais do curso

• Mensalidades com valores acessíveis;
• Duração de 2 anos e meio (5 semestres);
• Habilitação para cursar especializações, mestrados e doutorados;
• Laboratórios de Informática modernos e bem equipados;
• Iniciação Científica/ Pesquisa;
• Eventos científicos e mostras tecnológicas;
• Certificação técnica-profissionalizante ao longo do curso: Técnico em Web Designer;
• Monitoria;
• Professores mestres e doutores com experiência no mercado de trabalho;
• Laboratório de Pesquisa: LAPIS (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Sistemas);
• Empresa Júnior;
• Estágio Extra Curricular;
• Excelente infraestrutura física e tecnológica.

Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.

Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Vestibular Simplificado: ocorre semestralmente. Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.

Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.

O curso de Sistemas para Internet da UNICATÓLICA - Centro Universitário Católica de Quixadá, recebe alunos do Sertão Central Cearense e de diversos municípios, tais como: Acopiara, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Ibaretama, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, dentre outros.