• Graduação em Educação Física (licenciatura)

• Duração
      3 anos (6 semestres)
    • Turno

• Grau
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física foi criado com o objetivo de suprir a demanda de professores para atuar na rede pública e privada da Educação Básica de todo o Estado do Ceará. Já são mais de 80 profissionais formados no transcorrer de 10 anos de história, que estão exercendo a profissão nas mais diversas regiões, que por sua vez tiveram êxito em concursos públicos municipais, estaduais e federais contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da Educação e da Educação Física do nosso estado, beneficiando os estudantes da Educação Básica que têm acesso à aulas de qualidade. As mudanças de hábitos de crianças e jovens estudantes estão transformando o perfil epidemiológico do Brasil, onde o número de doenças crônico-degenerativas passou a atingir cada vez mais cedo as pessoas, o que gera um papel de destaque na inserção e dinamização da Educação Física na escola, pois, é neste ambiente que podemos estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e os cuidados com a saúde. Dessa forma, a Educação Física passa a ser cada vez mais reconhecida e valorizada, já que através do movimento humano ela contribui tanto para a educação como para a saúde dos estudantes. O curso está estruturado em 06 semestres, onde deverão ser cursadas 2.820 horas, no turno noturno.

Perfil do Egresso

Competência técnica e pedagógica para dinamizar aulas de educação física nos diversos níveis de ensino; capacidade de desenvolver práticas educacionais inclusivas; desenvolvimento de projetos interdisciplinares; dinamização de projetos de saúde e educação; capacidade de gestão de projetos, eventos e setores de educação física e esportes; realização de pesquisas científicas no contexto das aulas de educação física escolar.

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Educação Física tem muitas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, a saber: Educação Física nas escolas e universidades privadas; Educação Física nas escolas e universidades públicas estaduais; Educação Física nas escolas e universidades públicas federais; Educação Física nas escolas públicas municipais; projetos e programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal; Treinamento de equipes esportivas escolares e universitárias; organização e dinamização de eventos esportivos escolares e universitários.

Desafios do profissional

Implantar aulas de educação física na educação infantil e no ensino fundamental I; ampliar o número de escolares praticantes de atividades físicas e esportivas; estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável por parte de escolares; ampliação da carga horária destinada às aulas de educação física escolar; produzir pesquisa científica sobre o contexto escolar de cada região e cidade.

Diferenciais do curso

Corpo docente predominantemente de mestres e doutores; estrutura física com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, Laboratório de avaliação física, brinquedoteca, academia de musculação, sala de dança/ginástica, sala de lutas, pista de atletismo e campo de futebol; estímulo à produção científica no decorrer de todo o curso; realização de festivais de dança, ginástica, atletismo, jogos esportivos; inserção de acadêmicos em projetos de extensão.

Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.

Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.

Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.