• Graduação em Educação Física (Licenciatura)

• Duração
      4 anos (8 semestres)
    • Turno

• Grau
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física foi criado com o objetivo de suprir a demanda de professores para atuar na rede pública e privada da Educação Básica de todo o Estado do Ceará. Já são mais de 80 profissionais formados no transcorrer de 10 anos de história, que estão exercendo a profissão nas mais diversas regiões, que por sua vez tiveram êxito em concursos públicos municipais, estaduais e federais contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da Educação e da Educação Física do nosso estado, beneficiando os estudantes da Educação Básica que têm acesso à aulas de qualidade. As mudanças de hábitos de crianças e jovens estudantes estão transformando o perfil epidemiológico do Brasil, onde o número de doenças crônico-degenerativas passou a atingir cada vez mais cedo as pessoas, o que gera um papel de destaque na inserção e dinamização da Educação Física na escola, pois, é neste ambiente que podemos estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e os cuidados com a saúde. Dessa forma, a Educação Física passa a ser cada vez mais reconhecida e valorizada, já que através do movimento humano ela contribui tanto para a educação como para a saúde dos estudantes. O curso está estruturado em 06 semestres, onde deverão ser cursadas 2.820 horas, no turno noturno.

VESTIBULAR 2020 - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI

Perfil do Egresso

Competência técnica e pedagógica para dinamizar aulas de educação física nos diversos níveis de ensino; capacidade de desenvolver práticas educacionais inclusivas; desenvolvimento de projetos interdisciplinares; dinamização de projetos de saúde e educação; capacidade de gestão de projetos, eventos e setores de educação física e esportes; realização de pesquisas científicas no contexto das aulas de educação física escolar.

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Educação Física tem muitas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, a saber: Educação Física nas escolas e universidades privadas; Educação Física nas escolas e universidades públicas estaduais; Educação Física nas escolas e universidades públicas federais; Educação Física nas escolas públicas municipais; projetos e programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal; Treinamento de equipes esportivas escolares e universitárias; organização e dinamização de eventos esportivos escolares e universitários.

Desafios do profissional

Implantar aulas de educação física na educação infantil e no ensino fundamental I; ampliar o número de escolares praticantes de atividades físicas e esportivas; estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável por parte de escolares; ampliação da carga horária destinada às aulas de educação física escolar; produzir pesquisa científica sobre o contexto escolar de cada região e cidade.

Diferenciais do curso

Corpo docente predominantemente de mestres e doutores; estrutura física com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, Laboratório de avaliação física, brinquedoteca, academia de musculação, sala de dança/ginástica, sala de lutas, pista de atletismo e campo de futebol; estímulo à produção científica no decorrer de todo o curso; realização de festivais de dança, ginástica, atletismo, jogos esportivos; inserção de acadêmicos em projetos de extensão.

Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.

Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Vestibular Simplificado: ocorre semestralmente. Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.

Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.

O curso de Educação Física - Licenciatura da UNICATÓLICA - Centro Universitário Católica de Quixadá, recebe alunos do Sertão Central Cearense e de diversos municípios, tais como: Acopiara, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Ibaretama, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, dentre outros.