• Graduação Semipresencial em Educação Física – Bacharelado

    • Duração
      4 anos (8 semestres)
    • Turno
       
    • Grau
      Bacharelado

Sobre o Curso

O curso de Educação Física Bacharelado da UNICATÓLICA, autorizado pela Portaria nº 209, de 27 de março de 2014, foi criado com o objetivo de atender a uma grande demanda do mercado de trabalho. Neste sentido, a partir de uma estrutura pré-estabelecida e com a oferta do Curso de Licenciatura em Educação Física, a UNICATÓLICA ampliou o nicho de possibilidades ao criar o curso de Bacharelado em Educação Física. O curso caracteriza-se por ser da área de saúde, portanto tem seu foco formativo no profissional para atuar neste âmbito. A grade curricular do curso é atualizada e atende plenamente a necessidade do mercado de trabalho e o tempo de integralização é de 8 semestres (4 anos). Algumas disciplinas do Curso de Bacharelado em Educação Física: Anatomia Humana; Fisiologia Humana; Fisiologia do Exercício; Nutrição e Exercício Físico; Atividades Físicas para Grupos Especiais; Musculação; Treinamento Físico-Esportivo; Cinesiologia e Biomecânica; Esportes Coletivos e Individuais.


Perfil do Egresso

O Bacharel em Educação Física tem como funções desenvolver atividades físicas, com crianças, jovens e adultos; Realizar treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes; Avaliar e supervisionar o preparo físico; Acompanhar e supervisionar as práticas esportivas; Prescrever e acompanhar atividades físicas para pessoas grupos especiais (idosos, hipertensos, diabéticos); Trabalhar junto aos demais profissionais de saúde fazendo parte de equipes multidisciplinares visando a melhoria dos indicadores de saúde (NASFs, PSFs, CAPs); Elaborar informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do esporte.


Mercado de Trabalho

O profissional de Educação Física é responsável pala promoção da saúde, bem-estar corporal e qualidade de vida, sendo cada vez mais requisitado por aqueles que buscam o condicionamento físico e a saúde do corpo. Por isso, o mercado de trabalho para quem se forma nessa área é altamente promissor. Uma pesquisa realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostrou que, de 2007 até 2010 o número de academias no Brasil chegou perto de 15.551, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América.


Desafios do profissional

O Bacharelado em Educação Física tem como principal desafio propagar a cultura do estilo de vida ativo à população, sobretudo no Sertão Central do Estado, o qual se tem evidenciado um crescente interesse pela prática de atividade física.


Diferenciais do curso

– Corpo docente formado por professores mestres ou doutores;
– Estrutura física com: ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, campo de futebol, pista de atletismo, academia de musculação, sala de lutas, sala de dança/ginástica, laboratório de avaliação física e brinquedoteca;
– Nova matriz curricular que possibilita o aproveitamento da maioria das disciplinas cursadas para a complementação, em tempo reduzido, da formação na modalidade Licenciatura;
– Estímulo à participação acadêmica por meio de produções científicas, projetos de extensão, monitoria e grupos de estudo, durante todo o curso;
– Realização de festivais esportivos e paradesportivos contemplando as mais diversas modalidades, bem como festivais de dança;
– Aulas no período noturno, possibilitando ao aluno trabalhar durante o dia;
– Abatimentos e gratuidades para utilização de serviços e estrutura do Complexo Esportivo da UNICATÓLICA exclusivos a alunos dos cursos de Educação Física.


Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.


Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Nota do ENEM:Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

,b>Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.


Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.

O curso de Administração de Empresas da UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá, recebe alunos do Sertão Central Cearense e de diversos municípios, tais como: Acopiara, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Ibaretama, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, dentre outros.