Semana Teológica e Arquitetônica – Arte sacra numa abordagem interdisciplinar

Sobre o curso

Na História da Arte, a arte sacra representa uma forma de manifestação artística que está fortemente conexa com a religiosidade e o sagrado. Nesse sentido, a arte sacra é representada por pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de conteúdos religiosos, sejam figurações de santos, de templos ou de passagens bíblicas (religiosas). Nesse contexto vale lembrar que a arte sacra, da mesma forma que outras revelações artísticas, é um reflexo da história e cultura, elaborada com o foco de embelezar e fazer a essência humana, respeitando o tempo e a cultura e padrões da época. A dimensão da arquitetura se harmoniza e acontece contextualmente na história social do Ceará a partir do processo de colonização e evangelização. Neste processo, um modelo de mundo é representado pela arte, especialmente pela arquitetura. Mediante o contexto de estudo e valorização da arte, surgiu a necessidade da implantação do projeto, com o intuito maior na valorização e preservação da arte sacra. Outros sim, o diálogo interdisciplinar entre Teologia e Arquitetura estará em pauta nesta atividade acadêmica.

Dias: 17 a 19 de outubro.
Local: Auditório Dom Helder Câmara.
Carga horária: 25h.
Entrada Franca.
 
OBS.: A UNICATÓLICA RESERVA-SE O DIREITO DE ALTERAR O PERÍODO DE MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO, A SEU CRITÉRIO, BEM COMO DE NÃO REALIZÁ-LO CASO O NÚMERO DE VAGAS NÃO SEJA PREENCHIDO.

Objetivo

Disseminar entre todo público participante a importância da Arte Sacra como uma ferramenta de estima na preservação e manutenção da cultura religiosa, uma vez que, a Arte Sacra representa uma linguagem que expressa uma determinada visão de mundo.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de uma metodologia interdisciplinar entre os cursos de Filosofia, Teologia e Arquitetura e Urbanismo. As atividades contemplarão palestras, debates, estudos comparativos frente a fotografias, gravuras, imagens, que retratem a Arte Sacra.

Programação

17/10/2017

Mesa de abertura - 19h

Com os coordenadores dos cursos de Teologia e Arquitetura e Urbanismo
Prof. Pe. Me. Antonio Marcos Chagas e Prof.Dr. Richard Hugh Bente

Apresentação Musical:

Coral Diocesano

Conferência de abertura
Dr. Edilberto Cavalcante Reis
"A ocupação do Sertão e a construção das primeiras vilas do Ceará no séc. XVIII."

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014), graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e professor de história eclesiástica no curso de teologia do Centro Universitário Católica de Quixadá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História eclesiástica (História da Igreja Católica), atuando principalmente nos seguintes temas: igreja e política, historiografia, cidade, biografia e diocese do Ceará e práticas religiosas populares.

18/10/2017

Palestra - 09h

Prof. Esp. Antonio Simão Cavalcante: "Igrejas do Sertão Central: materialidade e intencionalidades a partir da arquitetura."
Educador brasileiro, mestrando em História e Letras pela FECLESC/UECE (início em 2017) e doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos(início em 2014). É mestre em Ciências da Educação (2014) pela Universidad San Carlos, com especialização em Ensino e Pesquisa em História pela Faculdades Kurius - FAK (2008), graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004). Tem experiência na área de Educação - com ênfase em História da Educação, Ciências Humanas e Sociais. É professor da rede municipal de ensino de Banabuiú - Ceará, professor de Ciências Humanas pelo Liceu de Banabuiú e professor acadêmico pelo Centro Universitário Católica de Quixadá UNICATÓLICA.

Palestra - 19h

Prof.a. Esp. Valéria Soares De Oliveira
"Arquitetura sacra enquanto patrimônio no Ceará"

Mestranda no programa Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras-MIHL FECLESC/UECE (2016/2018). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central - FECLESC/UECE (2011). Atualmente é docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Arquitetura e Patrimônio, do Centro Universitário Católica de Quixadá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

19/10/2017

Conferencia de encerramento

Prof.a. PhD. Cláudia Sales de Alcântara* e
Prof. Me. João Lucas Vieira Nogueira**

"O ecletismo mestiço nas igrejas sertanejas"

*Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2003). Estagiou com museografia e cenografia; atuou como arquiteta na Secretaria de Infra-Estrutura e Desenvolvimento do município de Caucaia; trabalhou como curadora da exposição "Escola de visitadoras de alimentação Agnes June Leith" no Museu Universitário da Universidade Federal do Ceará - MAUC; ministrou aulas no curso de Técnico em Edificações da Escola Técnica Grande Fortaleza. Atualmente atua como professora de Projeto Arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Católica - UNICATÓLICA, em Quixadá (CE). É também bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (2007), membro da Fraternidade Teológica Latino Americana (setor Brasil) FTL-B e da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil - ANNEB; desenvolve artigos sobre inculturação e superação do racismo no espaço religioso. Mestre (2008) e doutora (2013) em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará, possui interesse nas áreas dos estudos culturais, história em quadrinhos e formação de professores. Concluiu o Pós-Doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, estudando a formação de professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Fortaleza

**Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2010) e mestrado em Investigación en Arte y Creación - Universidad Complutense de Madrid (2013). Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, iniciando o curso em 2016. Atualmente é docente da Universidade Católica de Quixadá-CE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, cidade, memória, arte e teoria geral dos sistemas.