VI Encontro Nacional de Estudos Patrísticos

20 a 22 de agosto

Tema: Cristianismo Antigo e Educação.

O cristianismo é uma das três grandes religiões do livro , cultivando desde as suas origens a educação como meio de elevação a Deus, ciente de que a busca da verdade não pode resultar senão no encontro com Cristo, Verdade e Vida. Muitos dos primeiros escritores cristãos eram também mestres da educação no mundo antigo, tais como Santo Agostinho e Orígenes. O estudo do cristianismo antigo traz luz sobre a Educação na Antiguidade e certamente enriquece o debate atual sobre formação do cidadão e do cristão do século XXI.

Palestrantes: Pe. Massimo Pampaloni, Edinei da Rosa Cândido, Pe. Evaristo e Prof. Dr. Marcos Augusto Ferreira Nobre.

inscrições gratuitas de 19 de julho a 19 de agosto de 2018.

Serão aceitos trabalhos para apresentação na forma de comunicação oral mediante aprovação prévia do trabalho escrito ou do resumo a ser enviado até o dia 3 de agosto de 2018 pelo e-mail extensao@unicatolicaquixada.edu.br. Os trabalhos aprovados para apresentação serão divulgados no site no dia 13 de agosto de 2018.

Programação:

20/08 (segunda-feira)
7h30m – Credenciamento
8h – Abertura (Reitoria e Presidente da ABEPatri)
9h – Intervalo
9h30m – A Escola de Níbisis: modelo de universidade do V século? (Massimo Pampaloni – Instituto Oriental, Roma)
11h – Debate
Tarde
14h30 – A Formação Rabínica de Paulo (Fernando Cesar Chaves Reis – UNICATÓLICA, Quixadá)
15h30 – Assembleia da ABEPatri/ Tempo livre para visitas turísticas

21/08 (terça-feira)
Manhã
8h – O Projeto de Formação no De Doctrina Christiana de Santo Agostinho (Francisco Evaristo Marcos – FCF, Fortaleza).
9h – Debate.
9h30m – Intervalo.
10h – A Escola de Níbisis: modelo de universidade do V século? (Massimo Pampaloni – Instituto Oriental, Roma).
11h – Debate.
Tarde
14h30 – A Transmissão das Doutrinas entre os Primeiros Cristãos de Antioquia da Síria, séc. I a III (João Lupi – UFSC, Florianópolis).
15h30 – Apresentação de trabalhos.
16h30 – Debate.

22/08 (quarta-feira)
Manhã
8h – Educação e Mulher na Igreja Antiga: entre topos e realidade (Edinei da Rosa Cândido – FACASC, Florianópolis).
9h – Debate.
9h30m – Intervalo.
11h – Debate
Tarde
14h30 – Língua e Literatura Copta: um projeto educacional de renascimento egípicio? (Marcos Nobre – UNICATÓLICA, Quixadá).
15h30 – Apresentação de trabalhos.
16h30 – Debate.
17h – Encerramento.

CLIQUE AQUI – INSCREVA-SE

Contatos: extensao@unicatolicaquixada.edu.br – (85) 3412.6712

Hotéis próximos a UNICATÓLICA:

Acomodações “religiosas” no centro de pastoral da Diocese de Quixadá (a 2 km do local do evento): R$ 40,00 reais a diária em quarto duplo (ventilador, banheiro no quarto e café da manhã incluído), R$ 60 reais a diária em quarto individual (ventilador, banheiro no quarto e café da manhã incluído). Mais informações: 3412.6712.
Cedro Palace Hotel – 200 m –
Fone: (88) 3412. 0770.
Monólitos  Distância 70 m
Vales das Pedras – 2,7 km – ​Fone: (88) 3412. 2171.
Aeroporto de Fortaleza à Quixadá – 166 km
Aeroporto Pinto Martins a Rodoviária João Tomé – 6,8 km
Rodoviária João Tomé para Rodoviária de Quixadá – 170 km
Empresa de Ônibus InterestadualGuanabara – https://www.expressoguanabara.com.br/