• Mulheres em Evidência – 3ª Roda de Debates

•   Ver todos
Mulheres em Evidência – 3ª Roda de Debates

Data: 27 de novembro de 2020.
Horário: 15h30.
Google Meet.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

Temática Central
Racismo

Mediadora: Prof.ª  Ma. Semiramys Fernandes Tomé.

1ª expositora: Francisca Mariana Nogueira.
Currículo: Estudante de direito 7° semestre, estagiária da 2° Vara Quixadá, integrante da linha de pesquisa Direito e Autocomposição do grupo de estudos Direito e Desenvolvimento.

Tema: Violência doméstica e o Racismo

2ª expositora: Thaís Pinhata.
Currículo: Advogada, experiência nas áreas do Direito Criminal e Fashion Law, atuante em casos relacionados ao preconceito e discriminação. Mestre e Doutoranda em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (Direito USP). Professora do curso de extensão Mulheres Encarceradas da UFRJ (Núcleo de Direitos Humanos), Consultora do Departamento Jurídico em Direito Antidiscriminatório do Instituto Nelson Mandela no Rio de Janeiro. Pesquisadora dos Direitos Penal, Direito Antidiscriminatório, políticas de gênero e práticas antirracistas.

Tema: Direito Antirracista: nova ótica para velhos direitos.

3ª expositora: Elaine Barbosa.
Currículo: Advogada, experiência nas áreas do Direito do trabalho e contencioso civil atuante em casos relacionados ao preconceito e discriminação. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Doutoranda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Laureada com o prêmio Ella Baker, concedido pela AERA Division (Associação Americana de Pesquisa em Educação e Direitos Humanos). Professora coordenadora do curso de extensão Mulheres Encarceradas da UFRJ (Núcleo de Direitos Humanos), integrante do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente  – PUCRJ), coordenadora do departamento jurídico em Direito Antidiscriminatório do Instituto Nelson Mandela no Rio de Janeiro. Pesquisadora dos Direitos Humanos, Direito Antidiscriminatório, políticas de gênero e práticas antirracistas.

Tema: Mulheres encarceradas: narrativas e violências no âmbito do sistema de justiça penal

Ao final do evento ocorrerá o Lançamento do livro 15 anos do Curso de Direito.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE