Fátima em Quixeramobim

Fátima em Quixeramobim

Nossa Senhora de Fátima é Maria, a mãe de Jesus e nossa (cf. Jo 19,26-28), que apareceu em Fátima, Portugal, por isso o nome “Nossa Senhora de Fátima”. Nessa ocasião, ela escolheu revelar-se a três crianças, que cuidavam e pastoreavam as ovelhas de sua família, são estes Lúcia, Jacinta e Francisco, escolhidos por Deus através da Virgem de Fátima para revelar a vontade do Senhor.

As aparições aconteciam a cada dia 13, desde maio de 1917 até outubro do mesmo ano. Na última aparição estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos “pastorinhos” que era a “Senhora do Rosário” e pediu a construção de uma capela em sua honra. A mãe de Jesus sempre pedia para que rezassem pelos pobres pecadores, mostrava-lhes o seu padecer e os convidava a unirem-se a Jesus pela penitência e oração, como forma de aliviar e diminuir o sofrimento dos pecadores, chamando todos a uma vida de arrependimento e conversão.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia uma das videntes “pastorinha de Fátima”. A primeira Imagem Peregrina foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Em Quixeramobim, no Ceará, a primeira visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro 1953. A chegada da Imagem veio em um trem especial, na ocasião foi realizada a entrega da chave da cidade, desfile triunfal em direção a matriz, procissão por toda a cidade, a entrega da âncora de ouro pelos fies, foi também lançada a pedra fundamental do monumento comemorativo à paragem da Imagem Peregrina por Quixeramobim, a escultura dedicado a nossa Senhora de Fátima está localizado na praça de Prefeitura.

Pela segunda vez o município é agraciado com a visitação da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022. Confira a programação e participe com a UniCatólica e todos os fiéis de Nossa Senhora, deste momento de benção.

Data: 24 a 26  de junho de 2022.

Local: Quixeramobim

 

Programação

 

Sexta-feira (24 de junho)

 

17h00 – Chegada da Imagem peregrina (na entrada da cidade e carreata até a Matriz de Santo Antônio)

18h30 – Benção das velas e Missa de acolhida (Pe. Anderson Clay, CM – Pároco da Paróquia de Santo Antônio)

21h00 – Recitação do Santo Rosário

 

Sábado (25 de junho)

 

05h00 – Ofício da Imaculada Conceição

06h00 – Santa Miss (Pe. Fco. Nilson Lima – Pároco da Paróquia de N.S do Perpétuo Socorro/Nenelândia)

09h00 – Recitação do Santo Rosário (Igreja Matriz)

12h00 – Santa Missa (Pe. Natal Nunes Carvalho – Pároco da Paróquia de São Miguel)

14h00 – Visita da Imagem peregrina ao HRSC Pe. José Van Esch

16h00 – Visita da Imagem peregrina ao Hosp. Regional Dr. Pontes Neto

18h00 – Missa do Reencontro com a presença dos peregrinos de 1953 (Pe. Marcelo Reis de Almeida – Vigário da Paróquia de São Francisco)

 20h00 – Musical Mariano Treze Rosas para a Rosa

 

Domingo (26 de junho)

 

5h00 – Procissão com a Imagem peregrina (saindo da Matriz de Santo Antônio)

6h00 – Santa Missa e benção da água na Comunidade Mariana Boa Semente – (Pe. José Carlos Olivindo, CM – Vigário da Paróquia de Santo Antônio)

9h00 – Recitação do Santo Rosário (Igreja Matriz)

12h00 – Santa Missa (Pe. Francisco Tiago Facundo Santiago – Pároco da Paróquia de São Francisco)

14h00 – Recitação do Santo Rosário

16h00 – Procissão da Imagem peregrina com as crianças (saindo da Matriz de Santo Antônio para a Prefeitura Municipal)

17h00 – Visita da Imagem peregrina ao Paço Municipal de Quixeramobim

18h00 – Missa da Despedida e Consagração do Município na Praça Nossa Senhora de Fátima (Pe. Francisco Moreira Otaviano – Administrador Diocesano da Diocese de Quixadá)

20h30 – Apresentação musical da da Banda de Música Sebastião Doth e Susu Vieira