fbpx
  • Conheça o Ensino Semipresencial da UNICATÓLICA

Os cursos semipresenciais da UNICATÓLICA estão habilitados para os alunos que desejam adquirir o FIES e o PROUNI. É importante ressaltar que essa modalidade não se confunde com a Educação a Distância. São cursos presenciais a pleno título, utilizando-se da tecnologia para flexibilizar o tempo e o espaço, de forma a permitir ao aluno mais liberdade para cursar em tempos e espaços distintos 40% da carga horária do curso, em conformidade com a Portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019.

Diferente do modelo presencial tradicional, onde quase todas as atividades do curso acontecem em sala de aula, no ensino semipresencial da UNICATÓLICA, as atividades são divididas entre encontros presenciais e virtuais. Dessa forma, o aluno consegue aproveitar o melhor dessas duas modalidades de ensino.

Nas aulas presenciais, os alunos têm a oportunidade de melhor aproveitamento do espaço físico que a UNICATÓLICA pode proporcionar com aulas práticas e interativas, tendo também a possibilidade de desenvolver suas habilidades e competências no campus especializado, de conhecer os colegas e criar redes de relacionamento.

Na parte virtual, os alunos, professores e coordenadores de curso mantêm o contato por meio do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA da UNICATÓLICA é uma plataforma educacional que possui um conjunto de ferramentas que viabilizam a interação entre o aluno e professor, mantendo a mesma qualidade do ensino presencial. Além do auxílio do professor, os alunos contarão com o auxílio dos tutores das disciplinas, especializados no assunto, que estarão disponíveis sempre que os discentes precisarem e que acompanharão toda a jornada de aprendizagem deles durante a disciplina.

Principais características do Ensino Semipresencial da UNICATÓLICA

  • O aluno recebe o Material Didático digital das disciplinas gratuitamente;
  • O aluno tem a flexibilidade de montar o próprio horário de estudo na parte virtual;
  • Além do professor, o aluno contará com o acompanhamento constante de tutores especializados que estarão disponíveis para ajudá-lo sempre que for necessário;
  • Os encontros presenciais ocorrem no próprio Campus da UNICATÓLICA;
  • A frequência do aluno nas disciplinas semipresenciais é contabilizada através da entrega de atividades e trabalhos e da participação em fóruns de discussão na plataforma do AVA;
  • O aluno tem os mesmos benefícios dos alunos do presencial, podendo acessar o Campus sempre que quiser;
  • Diploma de um curso presencial, autorizado e reconhecido pelo MEC dentro de altos padrões de qualidade, com validade nacional junto ao MEC e apto ao registro no Conselho da Área.

 

Portaria do MEC Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019

O Ministério da Educação (MEC) permite que, no máximo, 40% da carga horária de um curso presencial seja ocupada com atividades a distância, desde que isso seja planejado e incluído no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), com autorização do MEC ou da instituição que goza de autonomia universitária, com a devida informação ao MEC. Isto significa que a maior parte do curso segue o formato presencial, mas parte da carga horária total do curso, limitada a 40%, pode ser oferecida a distância.

Os cursos semipresenciais da UNICATÓLICA estão em conformidade com a Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais, ofertados por Instituições de Educação Superior (IES) pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

 

Conheça a Portaria MEC nº 2.117/2019- CLIQUE AQUI