• Avaliação institucional

Avaliação institucional

Compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Formulário Eletrônico (e-MEC) e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão. Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

  • Autoavaliação: Conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação). Cada instituição realizará uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação; e
  •  Avaliação externa: Conduzida pelas comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações levadas a cabo pelas IES. Independentemente de sua abordagem, o processo de avaliação externa se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativas e de regulação numa perspectiva global.