• Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Formulário Eletrônico (e-MEC) e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão. Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavaliação

Conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação). Cada instituição realizará uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação;

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2018.2 – CLIQUE AQUI

 

Avaliação Externa

Conduzida pelas comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações levadas a cabo pelas IES. Independentemente de sua abordagem, o processo de avaliação externa se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativas e de regulação numa perspectiva global.

Periodicamente, o MEC avalia os cursos da UNICATÓLICA, por meio do sistema de avaliação do ENADE/CENSO e de visitas in loco.

O MEC utiliza, em seus indicadores, uma escala que varia de 1 a 5:

Conceito 1: insatisfatório muito ruim.

Conceito 2: insatisfatório ruim.

Conceito 3: satisfatório.

Conceito 4: satisfatório bom.

Conceito 5: satisfatório muito bom.

O sistema de avaliação ENADE/CENSO gera dos seguintes indicadores:

CPC: o Conceito Preliminar de Curso reflete a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e recursos pedagógicos, titulação e regime de trabalho do corpo docente, o valor agregado ao aluno (diferença entre a nota do ENEM e o desempenho no ENADE), e a nota dos alunos no ENADE.

IDD: o Indicador da Diferença entre os Desempenhos observado e esperado denota o valor agregado pela instituição de ensino superior, comparando o desempenho no ENEM e no ENADE dos alunos de um curso.

ENADE: é a nota padronizada obtida pelo curso na prova aplicada aos concluintes do curso.

IGC: é calculado o Índice Geral de Cursos da instituição com base nos resultados de seus cursos no triênio do ENADE.

Visitas in loco do MEC/INEP:

Sempre que no ciclo trienal um curso não atinge CPC 3*, o MEC envia uma equipe de avaliadores do INEP para verificar in loco as estruturas, o corpo docente e o projeto pedagógico do curso, emitindo ao final o conceito do curso (CC).

O MEC divulga os resultados das avaliações externas de todos os cursos autorizados e reconhecidos.

AVALIAÇÃO EXTERNA DA UNICATÓLICA – CLIQUE AQUI