• COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

A Ética na Pesquisa envolve os seguintes princípios básicos:

– Autonomia: consentimento livre e esclarecido dos indivíduos a serem pesquisados;

– Beneficência: riscos e benefícios (potenciais, individuais/coletivos) do estudo;

– Não maleficência: danos previsíveis serão evitados.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unicatólica (CEP – Unicatólica) é um colegiado interdisciplinar, vinculado ao Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), porém independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP – Unicatólica é responsável pela avaliação ética de projetos de pesquisa que envolva a participação de seres humanos. O CEP – Unicatólica é multi e transdisciplinar, com, no mínimo, sete membros constituído de profissionais da área de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas e, pelo menos, um membro da sociedade representando os usuários da instituição.

O CEP – Unicatólica é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS) sob Nº5046, seguindo as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos estabelecidas nas resoluções publicadas pela CONEP.

O CEP – Unicatólica, poderá acatar dos participantes da pesquisa ou de qualquer outra parte, denúncias ou notificação de abusos ou outros fatos adversos que possam alterar a boa condução da pesquisa, decidindo pela continuidade, modificação ou suspensão da mesma.

ONDE FICA?
Sala de Extensão e Pós-graduação/Campus Unicatólica