Acadêmicos de Administração e Sistemas de Informação da UNICATÓLICA criam a startup CyberAid
STARTUP

Durante o primeiro semestre de 2019, a disciplina Gestão e Desenvolvimento de Projetos, ofertada no curso de Administração e ministrada pela professora Ana Maria Roncolato, em parceria com a Coordenação Comunitária e de Extensão/NAARTE, promoveu a construção de projetos de intervenção envolvendo os alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Sistemas para Internet, que se matricularam na citada disciplina.

Na ocasião, foram criados oito projetos e um deles se transformou em empresa. O projeto CyberAid surgiu a partir da ideia de seis alunos: Roberlan Carvalho, Christian Castro, Larissa Canabrava, Fiama Belmino, Samuel Cabral e Hugo Gomes. A equipe visava aprimorar a ligação entre doador e ONG’s, proporcionar segurança em todo o processo de transação da ferramenta utilizada e promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivenciam algum tipo de situação de risco (social, de rua, de privação de alimentos) a partir da garantia de doações de forma segura e instantânea.

“A partir do problema que ONGs passavam, para receber doações e manter contato com doadores de outras cidades, estados ou países, surgiu a ideia de usar a tecnologia. A ideia foi criar um site, com sistema web capaz de receber doações e repassá-las às ONGs cadastradas através de várias formas de pagamentos, gerando códigos de rastreio tanto para o doador quanto para a ONG destinada. Com isso, facilitando as doações e acompanhando seu percurso”, afirma Roberlan Carvalho, um dos idealizadores da plataforma. Ressaltou, ainda, que “na sala de aula da UNICATÓLICA, na disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Ana Roncolato, a nossa equipe, composta por alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Administração, decidiu criar uma plataforma web capaz de interligar doadores e ONGs, a fim de simplificar e tornar mais seguro o processo de doações. A partir disso, a professora sugeriu que a criação do projeto estivesse vinculada a um projeto de extensão, por ser a ferramenta mais apropriada para concatenar teoria e prática acadêmica, visando tanto a disponibilidade para a sociedade civil quanto a ampliação de conhecimento dos acadêmicos. Forma-se a parceria da disciplina Gestão e Desenvolvimento de Projetos e a Coordenação Comunitária e de Extensão/NAARTE”.

A startup CyberAid, hoje, conta com a colaboração dos alunos do 6º semestre do curso de Sistemas de Informação – Roberlan Carvalho (desenvolvimento web), Christian Castro (banco de dados), Samuel Cabral (banco de dados) e Hugo Gomes (design gráfico); e do 7º semestre do curso de Administração – Fiama Silva e Larissa Canabrava (marketing).

Através dessa experiência extensionista, o aluno da UNICATÓLICA tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, transformando realidades sociais e criando alternativas de renda própria que favorecem o desenvolvimento local e regional, retendo profissionais de talento na região do Sertão Central cearense.

Os novos empresários participaram do evento Maratona Universitária Empreendedora – Sebrae Experience, que ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, no SmartCatólica.

Visando oferecer o melhor produto com a melhor qualidade, o aluno Roberlan afirmou que estão em busca de investidores para o projeto e que a equipe já está trabalhando nas melhorias.

Idealizadores da CyberAid