• Blog UniCatólica

UNICATÓLICA promove III SIPAT
SIPAT

UNICATÓLICA promove III SIPAT

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, foi realizada a III SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2019. O evento foi uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito aos acidentes do trabalho quanto às doenças ocupacionais.

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os colaboradores, de um modo geral, resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia a dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

A III SIPAT da UNICATÓLICA foi organizada pensando no colaborador como parte vivente da IES, proporcionando momentos de interação e informação, fatores esses fundamentais para se promover esse momento muito especial, no qual nosso maior tema foi o colaborador.

Foram realizada diversas palestras com distintos professores da própria instituição como: Carlos Eduardo Roncolato, Igor Cordeiro, Tadeu de Almeida, Ivna Zaira e o aluno do curso de Farmácia Johab Sá. Eles abordaram diversos assuntos voltados a acidentes de trabalho, saúde e bem-estar. Também diversos serviços foram ofertados na III SIPAT, dentre eles: vacinação, em parceria com curso de Enfermagem, promovida pelas Enfermeiras Semíramis Marinho e Lara Leite; serviço de Terapia Manual e Fisioterapia Dermatofuncional, em parceria com curso de Fisioterapia, promovida pelos fisioterapeutas Dyely Campos e Marcos Rogério Madeiro. Em parceria com o curso de Farmácia, foram ofertados kits de produtos manipulados da Farmácia Escola, possibilitando, ao colaborador, um maior conhecimento dos produtos feitos na própria Instituição. Além desses, foram ofertados diversos brindes para os colaboradores como mensalidades de Pilates, academia, capacete etc. todos voltados à segurança, saúde e ao bem-estar dos colaboradores.

Os momentos de alegria e diversão ficaram por conta dos Profissionais de Educação Física Mayany Avelino e Jorge Higo que proporcionaram atividades de Aeróbica e Zumba fitness, mostrando a potencialidade dos egressos. Tivemos também momento de meditação e relaxamento em parceria com o curso de Psicologia, proporcionado pela psicóloga Cândida Farias.

O encerramento ficou por conta da palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho Jorge Luis Almeida.

Os integrantes da CIPA-UNICATÓLICA agradecem a todos os colaboradores, alunos e professores que participaram dos eventos e ajudaram a viabilizar mais uma SIPAT.

A III SIPAT da UNICATÓLICA cumpriu o que foi proposto, atingindo os objetivos, promovendo a conscientização, celebrando o companheirismo, recebendo a compreensão e desfrutando do gratificante sorriso dos participantes de cada dia de realização do evento.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário