Pós-graduação
SETORES DE DESTAQUE

Pós-graduação

A Pós-Graduação da Unicatólica, constitui-se numa excelente oportunidade de formação e inserção no mercado de trabalho, espaço privilegiado para os egressos da graduação que desejam continuar sua vida acadêmica e profissional. Desde março de 2010, a IES implantou cursos de Pós- graduação lato sensu, em conformidade com as exigências do Ministério da Educação (MEC). Desde a implantação, a Coordenação de Pós-Graduação e o Núcleo de Iniciação Cientifica (NIC) à Pesquisa vem procurando inovar e criar amplas possibilidades para atingir as metas determinadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2013/2017. O NIC faz parte do setor de Pós-Graduação e foi institucionalizado em 2012 tendo a sua efetivação em 2014 e compreende os grupos de estudo e/ou pesquisa, a pesquisa científica e o Programa de Iniciação Científica (PIC). O NIC tem por objetivo possibilitar o contato inicial dos alunos de graduação com atividades de criação, discussão e organização do saber científico, voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico e científico e à pesquisa científica.

A Equipe da Pós-Graduação conta com três membros em perfeita interação para o bom andamento dos trabalhos desenvolvidos: Prof. Me. José Cavalcante Arnaud, Coordenador; Sandra Santos, Secretária da Pós-graduação; e Damiana Sodré, Assuntos Acadêmicos. Apresentamos algumas ações desenvolvidas desde outubro de 2015: desenvolvimento do Sistema de Gestão da Pós-graduação (SIGPG) em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI); criação dos Núcleos de Pós-Graduação nas cidades de Baturité, Boa Viagem e Tianguá; sistema de modularização da matriz curricular dos cursos; sistema de matrículas on-line, através do site institucional, em parceria com o CTI; encaminhamento de proposta de reformulação do Regimento da Pós- graduação; atualização do planejamento estratégico da Pós-Graduação em sistema próprio, utilizando a matriz BSC; desenvolvimento de formação no ambiente da Pós-Graduação e compartilhamento de informações e gestão participativa; análise e sugestões para reformulação do ambiente da Pós-graduação no site institucional; reformulação do contrato de prestação de serviços destinado ao aluno, com a colaboração da Coordenação Financeira; elaboração de estudo para inclusão da Pós-Graduação na Autoavaliação Institucional.

Por fim, compreende-se as grandes transformações que afetam as questões econômicas, sociais e políticas do país. No entanto, possuímos o firme propósito de enfrentar os desafios postos, com serenidade, criatividade e responsabilidade, em cumprimento da missão institucional, dos princípios e valores.

Por: Jefferson Leonel