• Blog UniCatólica

Serviço de Psicologia Aplicada
SETORES DE DESTAQUE

Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do curso de Psicologia da FCRS, tem como objetivo primordial de uma clínica-escola complementar a formação profissional dos estudantes do curso de graduação em Psicologia, através da prática dos Estágios Profissionalizantes I e II, realizados respectivamente no 9º e no 10º semestre do curso. O horário de funcionamento, com atividades internas e externas, é de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h30min e das 13h30min às 21h30min, e nas sextas-feiras das 7h às 12h e das 13h às 21h. Todos os serviços prestados são gratuitos. Atualmente, o SPA é coordenado pela Prof.ª Andréa Vidal e é vinculado à coordenação do curso de Psicologia, coordenado pela Prof.ª Milena Holanda.

O SPA iniciou suas atividades de atendimentos em 2009, em virtude da necessidade de, em um primeiro momento, organizar e aperfeiçoar os recursos da instituição para que fosse possível, em um segundo momento, prestar assistência aos alunos, funcionários e colaboradores da FCRS. Devido ao crescimento e divulgação do serviço junto ao público externo, um número cada vez maior de pessoas passou a buscar atendimento psicológico junto à clínica-escola. Diante do fato, o serviço passou a abranger o atendimento à comunidade de Quixadá e das cidades circunvizinhas, por meio de demanda espontânea e/ou encaminhamentos da área da saúde do nível primário e secundário de atenção, tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF’s) e ainda os centros no cenário da assistência social do Sertão Central cearense. Atualmente, os serviços disponibilizados pelo SPA são divididos entre os estágios intramuros, extramuros e os grupos de extensão.

Os estágios intramuros estão no âmbito da psicologia clínica, disponibilizando para a população atendimentos individuais e/ou grupais em abordagens distintas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. As modalidades de atendimentos clínicos estão disponibilizadas dessa forma: psicologia clínica I – Análise do Comportamento, sob a supervisão do prof. Umbelino Neto; psicologia clínica II – Humanista, supervisionado pelo Prof. André Barreto; Psicologia clínica III – Sistêmica, sob a supervisão da Prof.ª Andréa Vidal; psicologia clínica IV – Psicanálise, supervisionado pela Prof.ª Érika Dauer. Os estágios extramuros prestam serviços em instituições conveniadas com a FCRS nas áreas da psicologia da saúde supervisionado pela Prof.ª Anice Holanda; psicologia escolar e educacional supervisionado pela Prof.ª Cândida Câmara; psicologia social, sob supervisão da Prof.ª Anna Paula Fagundes; psicologia do trabalho e das organizações, sob supervisão do Prof. Leonardo Lima. Atualmente, o Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAPSI), grupo de extensão coordenado pela Prof.ª Mércia Capistrano, realiza atendimentos na área avaliação psicológica e orientação profissional para a população e também instituições, de acordo com a solicitação da demanda.

Os serviços prestados pelo SPA desde sua abertura até o presente momento já ultrapassam em números mais de 1500 atendimentos na área clínica (intramuros) e mais de 1000 intervenções nas demais áreas (extramuros) nas instituições conveniadas com a FCRS. Desta forma, contribuímos para elevarmos o papel que a nossa instituição possui em relação à responsabilidade social para a população de Quixadá e região do Sertão Central cearense.

Por: Jefferson Leonel

Deixe seu comentário