• Blog UniCatólica

Núcleo Educacional de Apoio Digital
SETORES DE DESTAQUE

Núcleo Educacional de Apoio Digital

Criado no dia 10 de fevereiro de 2014, o Núcleo Educacional de Apoio Digital (NEAD) é o setor vinculado à Diretoria Acadêmica da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), responsável pelas atividades que envolvem o ensino semipresencial e a Distância (EAD) na instituição. Atualmente, conta com uma equipe de cinco membros, sendo subdivididos em três núcleos e uma coordenação: Núcleo de Tecnologia, Neuton Júnior e Arnaldo Souza; Núcleo Acadêmico Pedagógico, Lorena Maria; e Núcleo de Criação, Jândreson Gomes; sendo coordenados pela Prof.ª Me. Luiza Lima.

Nesse ano, o NEAD completou dois anos e durante esse período de atuação, realizou diversos projetos em parceria com as coordenações de cursos. Dentre eles, destaca-se a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma educacional que é utilizada pelos cursos de graduação e três cursos de pós-graduação da instituição. Destes, um funciona na modalidade semipresencial: o curso de Especialização em Docência do Ensino Superior. O AVA atende a uma das finalidades do NEAD: valorizar o papel da Educação a Distância na implantação de uma nova cultura educacional, comprometida com a formação do educando em múltiplas linguagens, com a ampliação dos espaços educacionais e dos domínios do conhecimento. A Prof.ª Luiza Lima, coordenadora do NEAD, menciona que “a implantação do AVA possibilitou a FCRS a adentrar nessas duas novas modalidades de ensino: Semipresencial e a Distância, permitindo o lançamento de cursos e disciplinas a distância”, sendo este um dos objetivos do NEAD. Todavia, o AVA não é exclusivo das modalidades semipresenciais e EAD. O mesmo pode ser utilizado como apoio as disciplinas presenciais, como, por exemplo, para o desenvolvimento das atividades extraclasse.

Em dois anos, o NEAD prestou suporte a mais de 540 disciplinas e 4 grupos de estudo que utilizaram o AVA para o desenvolvimento de atividades a distância e extraclasse. Além disso, foram ofertados 13 cursos de extensão online abertos a comunidade, com participantes de diversos estados brasileiros. Ainda em 2014, o NEAD iniciou a utilização de videoaulas nos cursos da FCRS. Só em 2015, foram 16 solicitações para 6 cursos de graduação e um curso de pós-graduação. Essas videoaulas são utilizadas para as aulas a distância, mas também podem ser utilizadas como complemento às aulas presenciais.

Ao mesmo tempo, com o AVA os professores podem desenvolver aulas a distância, que estão em conformidade com a portaria do MEC nº 4059/2004. Entretanto, é importante ressaltar que os professores devem ter atenção as informações enviadas pelo NEAD, e caso possuam dúvidas devem entrar em contato com o setor.

O projeto mais recente é a implementação de disciplinas semipresenciais, que funcionam parte presencial e parte a distância. Como projeto-piloto, foi lançada uma disciplina semipresencial juntamente com o curso de Direito: Direito Internacional Público e Privado. O NEAD está localizado no bloco da Direção e oferece suporte aos alunos e professores presencialmente como, também, por meio dos seus canais de contato: [email protected] e pelo telefone (88) 3412-6702 / 6710.

Por: jefferson

Deixe seu comentário