Núcleo de Engenharia e Arquitetura
SETORES DE DESTAQUE

Núcleo de Engenharia e Arquitetura

O Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA) da UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá é o setor responsável pela ampliação, reforma e manutenção predial do campus, através da elaboração de projetos, orçamentos, execução de serviços de manutenções, construção de pequenas obras, bem como o gerenciamento de obras terceirizadas para a UNICATÓLICA e Diocese de Quixadá. Sob à coordenação do Engenheiro Civil Paulo Portela Moita, o setor desenvolveu e vem desenvolvendo relevantes serviços de engenharia no campus e para a Diocese, bem como imprimindo um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual na formação profissional dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O NEA é constituído por um Coordenador, um Arquiteto, um Técnico de Edificações, uma Auxiliar Administrativa e seis Estagiários do curso de Arquitetura. A sua equipe de manutenção é constituída por dois oficiais e dois ajudantes, estando em processo de contratação de um bombeiro hidráulico e um pintor. A equipe de construção é constituída por dois oficiais e quatro ajudantes.

Em 2015 o setor foi responsável pela elaboração de mais de 144 projetos de engenharia, dos quais, para a Diocese, destaca-se a reforma da Casa Paroquial Santa Terezinha; reforma do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão; reforma da praça, da Casa Paroquial e da Igreja de Ibaretama; reforma da Igreja e da praça do São João (Quixadá); projeto arquitetônico do CIES – Centro Integrado de Educação e Saúde Marcelo Candia; reforma da Igreja, da Casa Paroquial e do Centro Catequético do Custódio (distrito de Quixadá); reforma da Igreja de Várzea da Onça (distrito de Quixadá); reforma da cobertura da Igreja de São Francisco (Quixadá); Projeto da Igreja da Serra do Padre (Quixadá); reforma da Clínica São Rafael (Quixadá); reforma do Seminário 3 estudos (Quixadá); Projeto do Centro Comunitário de Palmatória (Catunda); Projeto da Igreja do Putiú (Quixadá); reforma da nova portaria do Seminário – Capela, Quiosque e pátios, entre outros, perfazendo um total de 18.273 HH (homem/hora) nas atividade de elaboração de projetos e de cerca de 7.305 HH na execução de 313 serviços de manutenções. Dessa forma, o NEA tem, prontamente a contento, atendido a demanda da infraestrutura acadêmica da UNICATÓLICA, bem como, da Diocese de Quixadá, fazendo uso de profissionais experientes e em formação, devidamente qualificados, prestando, desse modo, serviços de qualidade para a satisfação e bem-estar de todos.

A UNICATÓLICA parabeniza o Núcleo de Engenharia e Arquitetura pelos serviços relevantes prestados bem como excelente contribuição e colaboração em suas atividades, também, porque não dizer: pedagógicas nos trabalhos desenvolvidos.

Por: jefferson