• Blog UniCatólica

I Ciclo de palestras sobre A valorização e integração do surdo na UNICATÓLICA
Saúde e Bem-Estar

I Ciclo de palestras sobre A valorização e integração do surdo na UNICATÓLICA

No dia 26 de setembro de 2020, ocorreu o I Ciclo de Palestras sobre a valorização e integração do surdo na UNICATÓLICA, evento alusivo ao Dia Nacional do Surdo, onde foram realizadas palestras com pedagogas ouvintes e surdas, bem como graduandos surdos de Pedagogia.

Tais palestras abordaram os desafios enfrentados pelo surdo na área educacional e na sociedade em geral, bem como a importância de se comunicar com o surdo e técnicas para melhorar a comunicação com tal público. Também, foram debatidas as diferenças entre surdo e deficiente auditivo e as conquistas, cada vez maiores, de tal comunidade na atualidade.

O referido evento foi desenvolvido pela aluna Tamires da Silva, do curso de Farmácia, em conjunto com a Prof.ª Mariza Barbosa, do curso de Fisioterapia, e com o Núcleo Acessibilidade e Inclusão da UNICATÓLICA (NAI).

O evento contou com a inscrição de 13 surdos como participantes e quatro surdos como palestrantes, sendo totalmente acessível à comunidade surda por ter tido o suporte do NAI da UNICATÓLICA, que disponibilizou duas intérpretes de Libras, Prof.ª Aldenisa Peixoto e Tânia Nascimento, que, ao longo do evento, traduziram as falas orais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-versa, tornando possível a comunicação de surdos com ouvintes que não conhecem a Libras e possibilitando um diálogo muito rico com uma troca de experiências e vivências do público.

O Ciclo de Palestras contou com mais de 90 inscrições e mais de 50 participantes remotamente, onde obteve-se retorno positivo e os participantes afirmaram ter gostado bastante, manifestando o desejo de que mais eventos dessa forma ocorram.

Por: Eduardo Sousa

Deixe seu comentário