Dicas de Saúde da Farmácia Universitária Irmã Dulce
Saúde e Bem-Estar

Dicas de Saúde da Farmácia Universitária Irmã Dulce

O uso de Plantas Medicinais é uma prática empírica e bastante comum na medicina popular. As Plantas Medicinais são benéficas, desde que usadas corretamente e com cautela. Para isso, confira as orientações sobre o cultivo, a seleção, o preparo e o uso destas plantas:

1. Cultive plantas de origem conhecida em local limpo e adequado.
  2. Selecione as melhores partes da planta, descartando pedaços sujos, murchos ou velhos e, antes do uso, verifique se ela é de uso interno ou externo.
  3. Para fazer o chá, coloque as folhas e flores em água quente e abafe. Não ferva. Use apenas a quantidade adequada, evitando o excesso.
  4. Fique atento para os seguintes pontos: o uso contínuo pode fazer mal. Fique atento e suspenda o uso se notar algo diferente. Ainda que seja natural, seu uso não é recomendado durante a gestação e amamentação. O chá deve ser tomado no mesmo dia e não se deve ingerir medicamentos com chás de plantas medicinais.

A forma como se usa a planta medicinal vai determinar, em grande parte, se ela será ou não benéfica para o consumidor. Ao usar plantas medicinais e medicamentos, é recomendável consultar sempre um farmacêutico.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.