Acadêmico participa de jornada odontológica na unicamp
Saúde e Bem-Estar

Acadêmico participa de jornada odontológica na unicamp

Guilherme Gondim

O acadêmico Guilherme Gondim, do 6º semestre do curso de Odontologia, apresentou um trabalho científico, intitulado The utilization of real-time polymerase chain reaction (q-PCR) as differential diagnosis of oral câncer, na XXVII Jornada Odontológica de Piracicaba, JOP-UNICAMP da Universidade Estadual de Campinas, localizada no estado de São Paulo, na cidade de Piracicaba.

A Jornada Odontológica de Piracicaba é um dos eventos acadêmicos mais prestigiados do Brasil pela graduação de Odontologia, que ocorre em uma das universidades mais bem-conceituadas na área de Patologia e Estomatologia.

O trabalho apresentado pelo acadêmico consiste em uma revisão de literatura sobre a utilização da reação em cadeia de polimerase como método de diagnóstico auxiliar de prognósticos ruins para câncer oral, onde o foco principal é relatar a possibilidade de utilizar um diagnóstico molecular (q-PCR) para analisar genes altamente expressos em câncer oral, com a finalidade de identificar e auxiliar o diagnóstico correto do tipo de câncer oral acometido em prognósticos ruins e para diagnósticos difíceis de câncer oral.

“Quando meu trabalho foi aprovado eu não acreditei que era verdade. Não é todo dia que alguém é aprovado para apresentar um trabalho em uma Jornada tão tradicional e concorrida como a da JOP-UNICAMP. Fiquei muito feliz! Foi uma experiência muito desafiadora e, ao mesmo tempo, muito gratificante. Levarei tudo como aprendizado”, declarou Guilherme Gondim.

Atualmente, Guilherme Gondim é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva. Fez parte do programa institucional de bolsas de iniciação cientifica (PIBIC), como voluntário, e já atuou como monitor da disciplina de Fisiologia Humana pelos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Odontologia da UNICATÓLICA.

Por: Eduardo Sousa