Visita técnica e integração
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Visita técnica e integração

O Dia Nacional da Consciên­cia Negra, 20 de novembro, foi criado no Brasil em 2003 e insti­tuído em âmbito nacional, mediante a lei nº. 12.519, no dia de 10 de novembro de 2011. A data foi esco­lhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zum­bi dos Palmares (1695).

O estudo das relações étnico-raciais possibilita a criação de um pensa­mento crítico e reflexivo, tal abordagem vai ao en­contro do que é preten­dido quando se fala em Sustentabilidade (três pi­lares de sustentabilidade: Ambiente, Economia e Sociedade).

Neste contexto, foi reali­zada uma visita técnica ao Museu Senzala Negro Li­berto (Redenção/CE), no dia 21 de novembro, pe­los alunos da disciplina de Responsabilidade Social, dos cursos de Odontolo­gia, Fisioterapia e Psicolo­gia da UNICATÓLICA.

O museu abriga um en­genho, conhecido por ser o primeiro local a abolir a escravidão cinco anos antes da criação da Lei Áurea. Os alunos conheceram as histórias dos escravos que viveram ali e afirma­ram que esta vivência foi bastante interessante e impactante.

No dia 05 de dezem­bro, os mesmos alunos realizaram uma tarde de integração com os funcio­nários responsáveis pela limpeza da IES, onde foi realizado um momento de relaxamento e cons­ciência corporal, roda de conversa sobre dificul­dades e potencialidades no desenvolvimento de suas atividades, dinâmi­ca sobre reconhecimento de qualidades entre eles (respeito, alegria e com­panheirismo), e, por fim, houve uma confraterni­zação entre os alunos e funcionários. O principal enfoque destas atividades foi a conscientização da importância do respeito humano, ressaltou o Prof. Thiago Brasileiro.