UNICATÓLICA na preservação do meio ambiente
Extensão e ComunidadeResponsabilidade Social

UNICATÓLICA na preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente faz parte dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de incitar nos estudantes e nas Instituições de Ensino a importância de preservar o meio ambiente e os problemas causados pela intervenção humana na natureza. Conceitos como ecologia, meio ambiente, ecossistema, fatores climáticos e desastres naturais, alicerçam os estudos sobre os temas que envolvem o meio ambiente e os seres que nele vivem.

Nos estudos sobre proteção, defesa e sustentabilidade do meio ambiente muitos projetos e programas de educação ambiental, movimentos ambientais, graduações e pós-graduações vêm aumentando com o passar dos anos e se espalhando pelo mundo. Nessa perspectiva, a UNICATÓLICA trabalha com muito afinco, desenvolvendo projetos, ações internas e externas que caracterizam zelo e cuidado com a defesa e proteção ambiental, priorizando a formação de uma consciência crítica, entre todos os alunos, colaboradores internos e externos da IES sobre a importância da sustentabilidade ambiental.

Todas as ações desenvolvidas nos projetos têm sua origem, sua essência relacionada ao termo desenvolvimento sustentável, priorizando a ideia de que toda ação e reação humana devam atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de vida das gerações futuras na aquisição e manutenção de suas próprias necessidades.

Nesse ano de 2017, a IES está desenvolvendo o Projeto “Quem Ama Cuida” que tem como atividades a realização de palestras, peças teatrais, doação de mudas, exposição de fotos e de trabalhos sobre o tema da Campanha da Fraternidade, além de desenvolvimentos de campanhas sociais abrangendo instituições carentes do Município de Quixadá com doações e plantações de mudas nativas. A primeira fase do projeto foi encerrada no dia 19 de junho e terá prosseguimento em agosto, concluindo em novembro de 2017.

UNICATÓLICA2