UNICATÓLICA e as ações do PET-Saúde GraduaSUS
PET GRADUASUS

UNICATÓLICA e as ações do PET-Saúde GraduaSUS

Desde janeiro de 2017, a UNICATÓLICA vem desenvolvendo ações relacionadas ao PET-Saúde GraduaSUS. Aqui serão explanadas as principais atividades realizadas pelos diversos cursos da área da saúde da UNICATÓLICA.

I Seminário Interdisciplinar PET GraduaSUS

A UNICATÓLICA realizou, nos dias 18 e 19 de abril de 2017, o I Seminário Interdisciplinar PET GraduaSUS, evento que representou uma ação concreta de juntar representantes do segmento prestador de serviços e do segmento formador, no sentido de buscar formas de potencializar ações que redundem na melhoria da saúde da população de Quixadá.

No evento, alunos petianos de todos os cursos envolvidos no projeto, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Educação Física, apresentaram os diagnósticos situacionais das unidades de saúde onde estão inseridos e que foram construídos coletivamente pelos professores tutores, preceptores e alunos.

Uma encenação feita pelos alunos, logo na abertura do evento, retratando uma situação cotidiana do SUS, serviu como disparador de reflexões de como podemos avançar e melhorar práticas presentes no dia a dia do trabalho em saúde.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Quixadá, Juliana Capistrano Câmara, do Coordenador da 8ª CRES do Estado, Welington Xavier (Ci), do Coordenador da Saúde Mental de Quixadá, Tiago Fernandez, além de todos os profissionais de saúde do município que atuam como preceptores no projeto, professores dos diversos cursos envolvidos que atuam como tutores e de todos os alunos petianos.

“Queremos tornar essa articulação um hábito cotidiano e esse seminário foi apenas o primeiro de muitos que ainda virão”, destacou a Coordenadora do Projeto PET, Prof.ª Milena de Holanda Oliveira.

PET GraduaSUS DA UNICATÓLICA participa de mesa redonda na UFPI

Aconteceu no dia 19 de junho de 2017, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, o II Fórum de Integração Ensino-Serviço em Saúde: desafios e possibilidades. Na ocasião, o Prof. Me. Cosmo Helder Ferreira da Silva, docente do curso de Odontologia e tutor de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET GraduaSUS), representou a UNICATÓLICA numa mesa redonda, onde compartilhou as experiências sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade que são realizadas pelos alunos participantes do PET GraduaSUS, no município de Quixadá/CE.

O momento possibilitou a troca de experiências e compartilhamento dos desafios e possibilidades na realização do PET no Ceará e Piauí, além de fortalecer laços para futuras parcerias entre as universidades.

Publicação PET-Saúde

Foi publicado o artigo intitulado “As Significações do PET/Redes em Quixadá: produzindo sentido para o agir profissional em equipe” na 1ª edição da Série Atenção Básica e Educação na Saúde da Rede Unida, em parceria com a Revista Interface e o Ministério da Saúde, por meio de uma chamada pública de manuscritos sobre a temática da mudança na formação de profissionais da área por meio dos projetos PET e Pró-saúde.

O artigo foi construído por professores e alunos da UNICATÓLICA que participam do PET/Saúde, Prof.ª Mariza Carvalho, Prof.ª Rosilene Gadelha, Prof.ª Milena Bezerra, Rose Eloíse Holanda, e os alunos do curso de Fisioterapia, Thiago de Souza, Maria Tatiane Ferreira, Vitória da Silva e Odete Girão.

O artigo trata das experiências vividas no PET/Quixadá, com enfoque no protagonismo dos estudantes, na experiência e na análise da mesma, em torno da sessão “formação e protagonismo” e “presença e profissionalização”, que permite perceber e refletir sobre componentes fundamentais para a composição do perfil e formação profissional na saúde.