Adolfo Lima, aluno do curso de Teologia, deixa sua mensagem no mês da Bíblia
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Adolfo Lima, aluno do curso de Teologia, deixa sua mensagem no mês da Bíblia

“[…] A vida manifestou-se: nós a vimos e dela vos damos testemunho e vos anunciamos esta vida eterna” (1jo 1, 2)

Por Adolfo Lima – Acadêmico do curso de Teologia.

Estamos em setembro e, no Brasil, já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. O mês de setembro se tornou referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, principalmente pela grande contribuição de São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420. A pedido do Papa Dâmaso, tornou-se o responsável pela revisão da tradução latina da Sagrada Escritura, versão que ficou conhecida com o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular”. Foi um trabalho feito com grande esmero e tamanha dedicação que é referência nas traduções da Bíblia até os dias atuais.

Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961 pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão e nas comunidades eclesiais. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, de forma intensa a fazer, a cada dia, uma leitura meditada que nos una ao amor de Deus. É essencial, ao discípulo missionário, o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-Lo no mundo presente, tão necessitado de Sua presença. O Salmo 62 assim o diz: “Minha alma está sedenta de vós e minha carne por vós anseia como terra árida e sequiosa, sem água” (Sl 62, 2). Isto significa que a alma, por sua natureza, tem sede de Deus. Uma alma sedenta nunca será saciada com coisas passageiras e tão insólitas, nunca encontrará sua felicidade resumida neste mundo. Aristóteles, tratando acerca da organização do conhecimento humano, dizia que o homem por natureza deseja conhecer. Assim, a alma por sua natureza deseja conhecer a Deus, sua sede só será saciada quando conformar sua vontade e sua inteligência Àquele que a criou por amor.

São Jerônimo dizia que “desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo”. A Bíblia é o livro da Revelação de Deus, que culmina na pessoa de Jesus Cristo, uma redação por escrito da Boa notícia da salvação dirigida aos homens na história e através da história. A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação, e Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus, pois n’Ele está a nossa salvação. Deixemo-nos seduzir pela Palavra que jorra vida eterna.