Ser discípulo de Cristo hoje: a vocação e o desafio
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Ser discípulo de Cristo hoje: a vocação e o desafio

Se ao nos batizarmos somos incorporados a Igreja e passamos a viver a responsabilidade de filhos de DEUS, que não precisa de nós, mas quer contar conosco, como filhos amados do Pai, somos chamados a viver em nosso tempo, assumindo as responsabilidades que nos são confiadas, enfrentando os desafios, dificuldades, alegrias e tristezas. Hoje, vivemos num mundo onde, por vezes, o ser humano é deixado de lado pela escolha do ter, em detrimento do ser, diante do apelo do mundo materialista e excludente que nos afasta de DEUS e dos irmãos. Frente a tantos apelos e tantas correntes como ser discípulo de Cristo hoje?

Se nos espelharmos nos Santos que a Igreja nos revela, veremos que não há outro caminho para o seguimento de Jesus, se não for pelo caminho da doação, da transformação, do amor, do serviço, do deixar-se guiar por Ele. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lc. 9, 23-24). Este convite é extensivo a todos nós e cada um dá sua resposta, seguida ou não pelo comprometimento refletido em suas ações.

Se atendermos ao chamado com nosso SIM, torna-se vital anunciar a Boa Nova aos irmãos, com nossa vida e certamente só teremos ânimo e força se isto for fortalecido pela presença de DEUS em nossa vida, como nos diz Papa Francisco: “o percurso do discípulo que procura o SENHOR todos os dias, na oração e na meditação (…).” Sem este percurso interior da busca diária por Deus, o caminho que nos leva à missão torna-se frágil. Nosso Evangelho não será capaz de transformar, pois nosso sal não terá sabor.

Cristo confia em nós e espera que como discípulos levemos o Seu amor a tantos que ainda não o conhecem. Ele espera que no dia a dia, na vida familiar, social, profissional e acadêmica, especificamente nossa realidade, sejamos para o mundo o Seu olhar que ampara o irmão, que o acolhe, com amor e, acima de tudo, com misericórdia. Não nos enganemos.

Seguir a Cristo exige muito de nós, exige um olhar que ultrapassa as razões humanas, um olhar onde somente o amor pode dar respostas e que nos deixemos mover e habitar pelos sentimentos de Jesus. Hoje, ser discípulo de Jesus é ter a coragem de desalojar-se do cotidiano de nossas certezas e vaidades para colocar-se inteiramente nas mãos de DEUS procurando realizar a Sua vontade.

Por: Jefferson Leonel