• Blog UniCatólica

Sangue de Jesus que jorrou do seu Sagrado Coração!
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Sangue de Jesus que jorrou do seu Sagrado Coração!

Por Antônio Durval de Almeida Viana Filho
Seminarista em Estágio Pastoral da Diocese de Quixadá

Consagrado de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Graças e louvores sejam dados a cada momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

A Igreja Católica, todos os dias, celebra a Eucaristia e o próprio Jesus se oferece como alimento e bebida para todos aqueles que o buscam. Quando cansados do peso da vida cotidiana, somos todos convidados a repousar no seu Coração Sagrado e d’Ele receber a força necessária para prosseguir a caminhada de peregrinos, rumo ao céu.

A celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é mistério que se atualiza todas as vezes em que se realiza, por isso, é necessário, cada vez mais, um novo e renovado desejo de mergulhar no mistério do Coração do Filho de Deus, ou seja, do coração do próprio Deus.

No Antigo Testamento, eram múltiplos os sacrifícios oferecidos e sua importância era, simplesmente, simbólica e exterior. Diferente foi o sacrifício de Jesus, que, como se diz, foi oferecido uma vez por todas, por ser de valor eterno. Na eterna e nova aliança não há animais degolados e o único sangue derramado é o de Jesus, que pendeu do alto da Cruz e lavou o pecado da humanidade, fecundando a vida daqueles que o seguiam e se perpetuando por nós hoje, a fim de servirmos ao Deus uno e trino.

O Corpo e o Sangue de Cristo são sustento e centro de toda a vida cristã, por ser Corpo e Sangue daquele que foi enviado pelo Pai e que fez a sua vontade. Assim, cresce e vive a Igreja, e nós permanecemos ancorados nas promessas que Ele nos deu enquanto esteve nesta terra, convocando-nos ao mandamento do amor, sendo seus imitadores.

Santa Margarida Maria, que recebeu do próprio Jesus as doze promessas para aqueles que difundissem o seu nome e a sua devoção, nos diz que Ele será nosso refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da nossa morte. É no Coração chagado pelos ultrajes da humanidade que somos convidados a colocar o nosso coração, cansado e atribulado pelas vicissitudes da vida, buscando a força e a salvação que somente Ele nos concede, por meio da sua Palavra, do seu Corpo e do seu Sangue. Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós!

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário