• Blog UniCatólica

Pastoral Universitária contempla novo Coordenador
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Pastoral Universitária contempla novo Coordenador

Em janeiro de 2018, tomou posse na UNICATÓLICA o novo Coordenador da Pastoral Universitária, Pe. Edilberto Cavalcante Reis.

O Mestre e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui 16 anos de sacerdócio, tendo atuado como professor do seminário e como vigário paroquial em algumas paróquias da diocese de Quixadá e foi pároco da paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Madalena. Ainda, Pe. Edilberto possui 24 anos de experiência no Ensino Superior. É professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), lecionou por muitos anos no seminário da Prainha – Faculdade Católica de Fortaleza e esteve presente na fundação da UNICATÓLICA.

O novo Coordenador afirma que a Pastoral se encontra em processo de planejamento para as ações que serão realizadas ao decorrer do semestre, dentre elas a organização do mês mariano e a participação do curso de Filosofia nas discussões em torno da Campanha da Fraternidade 2018.

Destacando-se pelo atendimento aos professores e alunos, a Pastoral Universitária é uma pastoral de fronteiras, visto que permeia no ambiente universitário, possibilitando um diálogo com os estudantes, professores e funcionários que se estendem à sociedade.

A universidade é um lugar de diálogo com a sociedade, pois forma os futuros profissionais. Portanto, a Pastoral Universitária tem sua importância no espaço acadêmico, permitindo a presença da Igreja Católica, por meio de religiosos, leigos comprometidos para ajudar a abrir novos horizontes para o diálogo entre fé e razão, revelando as sagradas escrituras como fonte de verdade que nos norteia o sentido da vida, resgatando os valores do evangelho e os ideais do Reino de Deus, em meio ao um ambiente plural.

A Pastoral da UNICATÓLICA tem como ações acompanhar e alimentar a fé no ambiente universitário, bem como estimular uma espiritualidade que, alicerçada na Palavra de Deus, aprofunda e fomenta, nos membros da comunidade acadêmica, o encontro pessoal com o Cristo, nos desafios do cotidiano e incentivar o diálogo aberto de ciência, razão e fé, para que a universidade, o estudo permanente da sua missão de busca de verdade e sabedoria, contribua para um amadurecimento da fé, que não descarta a razão, onde fé e razão se tornam duas asas que nos conduzem à Verdade.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário