A Pastoral Universitária pode ajudar
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

A Pastoral Universitária pode ajudar

“Porque a integração do saber na pessoa acontece no dinamismo do diálogo, no aconchego e no confronto da amizade. ‘É bom não esquecer que, também, a razão, na sua busca, tem necessidade de ser apoiada por um diálogo confiante e uma amizade sincera. […] Os filósofos antigos punham a amizade como um dos contextos mais adequados para o reto filosofar’.” (O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário – Estudos da CNBB 102, n. 18)

A Pastoral Universitária, imbuída do desejo de buscar a Verdade, é o ambiente que encaminha a integração do saber, oferecendo, pois, a ocasião para o diálogo confiante e a amizade sincera: primeiramente de cada um consigo mesmo e, em seguida, com o próximo. Por isso, há diversos modos pelos quais ela quer caminhar junto ao estudante universitário, seja abrindo suas portas para que ele entre, seja saindo de seu locus para ir ao encontro do acadêmico.