Pastoral Universitária da UNICATÓLICA
PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Pastoral Universitária da UNICATÓLICA

A essência de nossa origem, enquanto Instituição de Ensino Superior (IES), nos faz ocupar uma posição privilegiada frente a outras IES de Quixadá e do Ceará: o fato de a UNICATÓLICA ser uma Instituição Católica desde sua gestação.

Um dos aspectos que integram esta característica é a presença da Pastoral Universitária, que existe desde a fundação da Instituição.

Nosso caminho na universidade, muitas vezes, assemelha-se ao dos discípulos de Emaús: repletos de dúvidas e abalados na esperança.

A Pastoral Universitária é o âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o meio acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e colaboradores.

Sua missão é evangelizar o mundo universitário, a partir de Jesus Cristo, nas inúmeras fronteiras (físicas e virtuais), que aparecem como novos caminhos de Emaús e novos areópagos de missão e comunidade eclesial.

Em sua atuação, a Pastoral Universitária deseja que a evangelização passe pelas estruturas do Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão), a partir dos eixos da ação evangelizadora (espiritualidade, reflexão e socioeducativo), em comunhão com o padre coordenador e com o bispo diocesano, Dom Angelo Pignoli.

Não é um espaço de confinamento dos que professam a fé católica dentro da IES. Ao contrário, é um instrumento de que dispomos para, conscientes da identidade católica da ação evangelizadora, promover, nos ambientes de cultura e saber, serviços universitários evangelizadores, em conjunto com os irmãos de outras experiências religiosas cristãs e não cristãs, em uma postura de abertura e respeito à própria identidade e à identidade dos demais.

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL

Missas: de segunda a sexta-feira, às 17h30, na Capela.

Adoração ao Santíssimo Sacramento: toda quinta-feira, às 9h10 e às 20h10, na Capela.

Catequese de Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia): terça e quarta-feira, às 16h30, e segunda e terça-feira, às 20h10.

Grupo de Oração Shalom: quarta-feira, às 20h10, na Praça de Nossa Senhora (jardim).

Oração com os colaboradores: segundas e sextas-feiras, às 6h.

Confissão: segunda a sexta-feira, das 15h às 17h30.

Aconselhamento pessoal: todos os períodos, na sala da Pastoral Universitária.