• Blog UniCatólica

Núcleo de Atividades Articuladas
NÚCLEOS E PROGRAMAS

Núcleo de Atividades Articuladas

Em entrevista com a Coordenadora do Núcleo de Atividades Articuladas (NAART), Prof.ª Iranita Maria de Almeida Sá, foram apontados questionamentos referentes ao trabalho realizado na Faculdade Católica. 

O que é o NAART? O NAART – Núcleo de Atividades Articuladas ao ensino é um órgão que articula inúmeras atividades, como por exemplo, os estágios curriculares e extracurriculares, o Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), as atividades complementares e o Programa de Complementação Acadêmica (PCA). Trata-se de um órgão estratégico da instituição que possui a capacidade de unir determinadas atividades que, ligadas ao ensino, são consideradas relevantes. 

Quais os serviços oferecidos pelo NAART e para quem está voltado? Os serviços que o NAART oferece são serviços voltados para os alunos, para a comunidade acadêmica e para o corpo docente, de um modo geral. O NAART trabalha com os estágios curriculares e extracurriculares, na perspectiva de estabelecer convênios com instituições, de realizar os acordos entre a Faculdade e as empresas da região. No caso dos estágios curriculares, o NAART trabalha na orientação da elaboração dos manuais de estágio para cada curso. Quando o aluno realiza sua matrícula recebe orientações do professor responsável pela disciplina para a realização do estágio. Portanto, isso permite ao aluno uma maior probabilidade de sucesso nessa disciplina que é uma atividade de aprendizado prático em ambientes externos às salas de aulas. Atualmente, o NAART está em um processo de reestruturação de seus programas, aderindo a um sistema mais ágil e versátil que permite o acompanhamento e avaliação dos mesmos para sugerir mudanças e melhorias aos processos, quando necessário. 

Do que se trata o PROMAC? O PROMAC objetiva auxiliar os alunos monitores propensos à docência, através da revisão de conteúdos da disciplina a ser orientada. Também, o programa beneficia os alunos nas disciplinas em que há monitores, considerando que a interação entre os alunos e monitores possibilita um aprendizado recíproco, além de tirarem duvidas em períodos extra-aulas. Todos os anos, no início, é lançado um edital seletivo para monitoria com período de um ano para cada processo. Em 2016, a FCRS está ofertando 80 vagas para os diferentes cursos. O NAART realiza e acompanha todo o processo da monitoria, desde a seleção dos monitores ao acompanhamento mensal da frequência dos mesmos até sua culminância que é a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos monitores e orientados pelos professores das disciplinas. 

Como as horas complementares dos alunos serão validadas em seu histórico? Todo o passo a passo da solicitação para o aproveitamento das atividades complementares envolve a chegada do aluno na recepção das coordenações de ensino, onde apresentarão a documentação referente às suas atividades e a solicitação para a validação das atividades complementares ao coordenador, através de um requerimento. Após a análise pelos coordenadores, o processo segue para a Secretaria Acadêmica, onde é realizada uma revisão e as horas aproveitadas são lançadas no histórico do aluno. Tanto os coordenadores como a Secretaria Acadêmica possuem prazo para realizar a análise dos processos. 

Qual o objetivo do PCA no NAART? O NAART possui, também, como responsabilidade o PCA que, como exigência do MEC, objetiva trabalhar com o nivelamento. A ideia inicial do programa era a de complementar os estudos que não foram bem-sucedidos pelo aluno no nível médio, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. No entanto, percebeu-se a necessidade de ampliar os conteúdos em função de outras disciplinas, como química, física e biologia. Além disso, pretende-se realizar um acompanhamento contínuo de desempenho dos alunos para identificar necessidades específicas de cada área e oferecer condições aos alunos de adiquirirem suas bases para um bom desempenho em todo seu período de curso. Alguns cursos já se mostraram preocupados em realizar essa complementação, em relação a essas disciplinas específicas. O PCA está passando por um processo de revisão/ reestruturação e busca trabalhar na perspectiva do uso do EAD – Ensino à Distância pelo NEAD – Núcleo Educacional de Apoio Digital.

Como se dá o atendimento do NAART e qual seu diferencial para a FCRS? Inicialmente, o NAART pretende ampliar os horários de atendimento nos três períodos – manhã, tarde e noite para atender toda a comunidade acadêmica. Seguindo a ótica do Diretor Geral, Prof. Manoel Messias, o NAART é um órgão estratégico que visa trabalhar a questão da comunicação e dos relacionamentos dos setores institucionais. A importância dos trabalhos realizados é o de possibilitar a melhoria da comunicação interna e externa e o fluxo das informações relativas aos programas desenvolvidos sob sua responsabilidade. A partir desse trabalho, o NAART adquire relevância e visibilidade.

Por: Jefferson Leonel

Deixe seu comentário