• Blog UniCatólica

Núcleo de Apoio Psicopedagógico
NÚCLEOS E PROGRAMAS

Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Em entrevista com a Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Prof.ª Candida Maria, foram apontados questionamentos referentes ao trabalho realizado pelo setor:

O que é o NAP? O Núcleo de Apoio Psicopedagógico é um espaço de apoio acadêmico da FCRS que tem como intenção auxiliar os alunos nos seus cursos de graduação, considerando os elementos do sistema educacional com os quais interagem para sua permanência satisfatória no espaço universitário. O NAP desenvolve programas de apoio específico para amenizar os problemas identificados que interferem nos processos de aprendizagem dos discentes. Partindo de uma visão contextualizada dos instrumentos e explicações psicopedagógicas que leva em consideração as necessidades distintas dos discentes, estando em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da faculdade. Esse serviço conta com uma equipe composta por especialista na área da psicopedagogia, psicólogos, secretária e estagiários do curso de psicologia.

Quais os serviços oferecidos pelo NAP e para quem está voltado? O serviço do NAP é gratuito, ocorre individualmente ou em grupo, direcionado a todos os que compõem o quadro discente da FCRS. O NAP, em sua essência, é um núcleo voltado para os estudantes da FCRS oferecendo serviços como: acolher os alunos ingressantes; apoio específico aos discentes na sua dimensão pessoal e interpessoal; assessoramento psicopedagógico ao corpo docente; intervenção especializada sobre a ação educacional; orientar as ações necessárias para prevenir, corrigir ou otimizar cada situação problema que possa surgir; assessorar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos discentes; identificar e avaliar as necessidades educacionais especiais dos acadêmicos, sempre em colaboração com os professores e coordenadores de curso.

Qual o horário de funcionamento/ atendimento? Poderão solicitar agendamento qualquer pessoa que se enquadre no público alvo, via encaminhamento de outros setores, coordenação, orientação dos professores, diretamente com um dos profissionais do núcleo, por meio também do ramal destinado ao atendimento ao público (6923) ou via e-mail institucional ([email protected] edu.br). Dias e horários: Segunda a quinta-feira (7h às 11h e 12h às 18h30) e sexta (7h às 11h e 12h às 17h30). Local: Sala F50.

Qual a importância/relevância para os acadêmicos da FCRS? Os acadêmicos da FCRS encontram no NAP um local de escuta, de diálogo e de orientações sobre como lidar com as diversas situações que possam surgir no percurso acadêmico. Seja individualmente ou em grupo, o aluno pode compartilhar seus anseios e participar ativamente de ações de integração e projetos que o núcleo desenvolve.

Em quais tipos de situações/ necessidades os acadêmicos poderão buscar o NAP? O NAP é um espaço para acolher e orientar o aluno a qualquer momento, retirar suas dúvidas, realizar momentos que promovam sua integração a projetos importantes e atividades de formação acadêmica. Além disso, auxiliar nas situações de dificuldade na lida acadêmica, ou seja, aqueles casos que interferem diretamente no rendimento acadêmico do aluno, como: dispersão, desorganização para os estudos, desatenção e conflitos diversos.

Qual a importância/relevância do NAP para a FCRS? A relevância das ações do NAP encontra-se no espaço de diálogo com o estudante, o que permite cultivar na FCRS um ambiente de parceria com professores, coordenadores e alunos. É um trabalho cooperativo, processando-se tanto em nível de aperfeiçoamento didático-metodológico, quanto em nível de inserção cultural, ou seja, ampliação de conhecimentos nos diferentes domínios do saber. Trata-se de um serviço interdisciplinar, visando agregar também profissionais de outras áreas para que possam juntos repensar as metas e resultados almejados, assim como servir de orientação e referência a discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem.

Por: jefferson

Deixe seu comentário