• Blog UniCatólica

NAP promove grupos temáticos para estudantes
NAP

NAP promove grupos temáticos para estudantes

O NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, nos meses de agosto e setembro, desenvolveu trabalhos com grupos de estudantes que abordam temas de relevância para sua vida acadêmica. Cada grupo apresentou uma proposta diferente, mas todos objetivaram colaborar no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para um melhor aprendizado do aluno.

Métodos e Estratégias de Estudo: O grupo de métodos e estratégias de estudo ocorreu no formato de oficinas como recurso motivacional. A psicóloga e psicopedagoga Adriana de Albuquerque proporcionou orientação aos alunos, em um espaço onde compartilharam percepções, opiniões e sentimentos frente à aprendizagem. O ambiente de interação

permitiu desenvolver competências no contexto universitário, como: gestão do tempo, aprendizagem e memória, leitura ativa, cuidados na elaboração de trabalhos acadêmicos, dentre outros. Deste modo, fortaleceu a confiança dos discentes, como, também, despertou vontade, envolvimento e prazer pelo estudo.

Seminário: como preparar e apresentar: O grupo teve a finalidade de identificar e trabalhar as dificuldades de apresentar seminários acadêmicos. São encontros divididos em teoria e prática, que vai desde o processo de autoconhecimento pessoal, onde são identificados possíveis elementos que inibem apresentação em público, e finaliza com oficinas de como acontece na prática a preparação e a apresentação do seminário. Foram 06 encontros semanais, ministrados pela psicóloga Marlene Guerreiro.

Trabalhe seus medos de falar em público: Este grupo é uma prática que proporcionou uma possibilidade de encontro entre pessoas para compartilhar sobre um tema pontual. O grupo proposto dialogou sobre os medos de falar em público e permitiu ao participante um suporte psicológico, favorecendo seu processo de desenvolvimento. Para isso, foram utilizadas discussões, dinâmicas e vivências orientadas. Os encontros tiveram em suas características o dinamismo, a criatividade e espontaneidade, mesmo sendo orientado por um tema específico. No total, foram 06 encontros, ocorridos semanalmente, ministrados pela psicóloga Flávia Lima.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário