• Blog UniCatólica

Grupos temáticos para estudantes da UNICATÓLICA
NAP

Grupos temáticos para estudantes da UNICATÓLICA

Todo semestre, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) oferta grupos temáticos para os estudantes da UNICATÓLICA que abordam temas de relevância para sua vida acadêmica.

Cada grupo apresenta uma proposta distinta, mas todos objetivam colaborar no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para um melhor aprendizado do aluno. Os grupos temáticos ofertados aos estudantes são:

 

Métodos e Estratégias de Estudo

O grupo de métodos e estratégias de estudo ocorre no formato de oficinas, onde a Psicopedagoga Adriana de Albuquerque proporciona orientação aos alunos em um espaço para compartilhar percepções e sentimentos frente à aprendizagem.

O ambiente de interação permite desenvolver competências, como: gestão do tempo, aprendizagem e memória, leitura ativa, cuidados na elaboração de trabalhos acadêmicos, dentre outros. Deste modo, fortalece a confiança dos alunos, como desperta vontade, envolvimento e prazer pelo estudo.

 

Seminário: como preparar e apresentar

Este grupo, ministrado pela Psicóloga e docente Marlene Guerreiro, tem a finalidade de identificar e trabalhar as dificuldades de apresentar seminários acadêmicos.

São encontros divididos em teoria e prática, organizados desde o processo de autoconhecimento pessoal, em que são identificados possíveis elementos que inibem a apresentação em público, e finaliza com oficinas práticas de preparação e apresentação do seminário.

 

Trabalhe seus medos de falar em público

Este grupo é uma prática que proporciona a possibilidade de encontro entre pessoas para compartilhar sobre o tema proposto. O grupo dialoga sobre os medos de falar em público e permite ao participante um suporte psicológico, favorecendo seu processo de desenvolvimento. Para isso, são utilizadas discussões, dinâmicas e vivências orientadas.

Os encontros têm em suas características o dinamismo, a criatividade e espontaneidade, e são conduzidos pela Psicóloga Flávia Lima.

 

Meditação e promoção da saúde emocional

O grupo temático tem como objetivo desenvolver novas possibilidades de um ser integral que considera os aspectos cognitivos, emocionais e mentais.

A proposta busca promover a saúde dos estudantes da UNICATÓLICA por meio da meditação, colaborando no controle emocional, na melhoria nas capacidades de atenção e de concentração.

Os encontros abordam teoria e prática, organizados entre explicações sobre a origem e compreensões sobre a meditação, assim como práticas diversas em grupo.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário