Acessibilidade em foco: setembro azul em Quixadá
NAI

Acessibilidade em foco: setembro azul em Quixadá

O mês de setembro tem um valor especial para a comunidade surda brasileira. Trata-se de um mês marcado por diversos eventos que são voltados para conscientização sobre acessibilidade comunicacional e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos pelo povo surdo. Há, também, um reforço na luta por uma educação bilíngue, nas quais alunos surdos e ouvintes tenham a oportunidade de aprender e crescer juntos. Dessa forma, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como “Setembro Azul”. O motivo do azul ser a cor símbolo desse movimento faz referência ao um passado triste, mas possibilita uma motivação propulsora para lutar por mudanças. Assim, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNICATÓLICA, em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), realizou para a comunidade surda um ciclo de palestras, nos dias 20 a 26 de setembro, intercalando entre as duas instituições. Houve a participação da comunidade surda quixadaense, o centro de formação do município – FORMAI e os acadêmicos de diversos cursos de ambas as instituições.