Pastoral Universitária realiza missa com Sacramento da Crisma
MISSAS

Pastoral Universitária realiza missa com Sacramento da Crisma

Como dimensão de diálogo das ciências e do meio cultural acadêmico com a Igreja, a Pastoral Universitária assume a importante missão de superar as aparentes fronteiras entre a Fé e a Razão. Tomadas por muito tempo como realidades opostas ou conflitantes, mostramos que, com diálogo, é possível alcançarmos a mútua compreensão e o enriquecimento de ambas as partes que abarcam a profundidade da vida humana. Não se trata de um espaço destinado somente aos confessos católicos, mas sim de uma oportunidade de expansão dos valores da existência humana por meio de momentos e ações que tocam nossa vivência intima e social. Contudo, por meio das estruturas do Ensino Superior em cada um de seus eixos, nos dedicamos por meio da evangelização a despertar a consciência cristã católica e a missão que temos frente aos meios profissionais, através de momentos de espiritualidades, reflexões práticas da vida, catequeses, celebrações etc.

Neste ano, a Pastoral procurou esforçar-se quanto à assistência catequética aos alunos, uma rica oportunidade, principalmente para aqueles que, preenchidos pelas atividades estudantis, não têm possibilidades concretas nas paróquias e dioceses de origem, visto que o corpo discente é fortemente caracterizado pela diversidade de regiões e cidades das quais provém. Isso favorece ainda mais o enriquecimento eclesial na partilha de experiências e vivências de fé.

Em 2019, foram iniciadas duas turmas de catequese, uma às terças-feiras, no período da tarde, e outra no período da noite, às terças e quartas-feiras, com catequizandos dos mais diversos cursos da instituição. Foi um ano intenso, com momentos de aprofundamento das dimensões da fé católica, de instrução, reflexão, esclarecimentos e espiritualidades, concluindo com um retiro espiritual pregado pelo padre José Adriano no Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.

Foram ao todo 21 jovens dedicados e conscientes de sua missão os que deram seu sim a esse processo catequético, ou melhor, deram seu sim a Jesus e à sua vida, da qual são participantes pelo batismo o qual agora procuraram confirmar. Assim, no dia 26 de novembro, na Capela da UNICATÓLICA, foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Angelo Pignoli, a Eucaristia com o rito de Crisma, contando com a presença de pais e padrinhos dos catequizandos, catequistas e funcionários da IES. Foi um momento de júbilo para a Igreja e para a vida de tantos alunos que buscam se encontrar na presença de Deus nas realidades de sua vida.