• Blog UniCatólica

LIBRAS – Comemorando 16 anos de lutas e conquistas
LIBRAS

LIBRAS – Comemorando 16 anos de lutas e conquistas

Após vários debates e discussões para se oficializar uma língua para as comunidades surdas no Brasil, eis que em 24 de abril de 2002 se concretiza essa conquista, com a Lei 10.436/2002 que reconhece a Libras como língua Brasileira de Sinais.

Destacamos o Art. 1º parágrafo único, onde “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.

Com a Lei, a comunidade surda passou a ter maior visibilidade e ser ouvida, passando a sair do anonimato e tendo seus direitos garantidos, podendo expressar-se e entender o mundo que os cerca.

O decreto Nº 5.626/2005 veio regulamentar a Lei 10.436/2002 e trouxe-nos mais uma conquista. Incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e em todos os cursos de licenciatura.

A UNICATÓLICA consciente de sua responsabilidade para com a sociedade, tem um grupo de colaboradores em formação em Libras para atender a realidade dos nossos discentes. De acordo com nossa missão: “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”. Nossa IES compreende que, independente de sermos ouvintes ou surdos, somos cidadãos com direitos iguais.

Parabenizamos a toda comunidade surda, de todo o Brasil, que permanece sua luta em ter seus direitos garantidos.

Por Sandra Santos, colaboradora da UNICATÓLICA.

 

Por: Jefferson Leonel

Deixe seu comentário