Projeto Mulheres em Evidência debate sobre Violência doméstica e familiar contra a mulher
Jurídico

Dando continuidade à comemoração dos 15 anos do curso de Direito, em 26 de outubro de 2020, aconteceu a 2ª roda de debates do projeto Mulheres em Evidência, onde refletiu-se a temática central Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Participaram como expositoras a Delegada Joseanna Oliveira, Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá, com a palestra Requerimento de medidas protetivas na delegacia de polícia, e a advogada, doutoranda e instrutora de Justiça Restaurativa Paloma Machado, com a palestra Justiça Restaurativa e Violência Doméstica. O evento contou com a Prof.ª Dra. Ana Paula Gomes como mediadora.

Várias questões foram suscitadas, como a violência doméstica, o requerimento e a concessão de medidas protetivas, a complexidade da problemática da violência, as experiências de Justiça Restaurativa na cidade de Ponta Grossa/PR e em Quixadá/CE, a necessidade de trabalho em rede com várias instituições bem como ser uma temática que deve ser debatida nas escolas e nas universidades. O projeto Mulheres em Evidência tem o intuito de trazer para o debate questões relevantes que permeiam a sociedade, principalmente, sobre o público feminino. São organizadoras as professoras Ana Paula Gomes, Janile Viana e Semiramys Tomé.

Por: Eduardo Sousa