UNICATÓLICA desenvolve protocolo de saúde e segurança como medida de prevenção à COVID-19
Institucional

A UNICATÓLICA – Centro Uni­versitário Católica de Quixadá –, sempre preocupada com seus alunos, familiares, colaboradores e com a população em geral, criou o Protocolo de Saúde e Segurança da UNICATÓLICA na pandemia do Coronavírus.

Com o objetivo de combater o risco de contaminação no Campus universitário, preservando a saúde e a segurança do ambiente para os colaboradores, alunos e público externo antes, durante e depois da pandemia provocada pela COVID-19, o protocolo foi criado pelo Comitê de Se­gurança e Saúde Ocupacional (SSO), com­posto por Carlos Eduardo Roncolato (Ge­rente de Recursos Humanos), Karla Bruna Mormino (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Sérgio Horta (Ge­rente Administrativo), Wagner Costa (Co­ordenador de Marketing), Cosmo Helder (Coordenador do curso de Odontologia), Ana Roncolato (Assistente Social) e Assis da Silva (Técnico de Segurança do Traba­lho). O Comitê foi desenvolvido para bus­car ações coerentes diante do novo cená­rio que a pandemia trouxe. Dessa forma, a UNICATÓLICA constituiu uma equipe interdisciplinar de profissionais para pen­sar e desenvolver todo e qualquer trabalho relacionado ao combate à proliferação do Coronavírus.

Especificamente, o Protocolo de Saúde e Segurança da UNICATÓLICA na pandemia do Coronavírus apresenta ações específicas de assistência para adequação das rotinas existentes na UNICATÓLICA, visando à

manutenção da qualidade de vida na IES, voltada para os colaboradores, alunos e público externo antes, durante e depois da pandemia provocada pela COVID-19; operacionaliza ações de assistência especí­ficas de adequação das rotinas existentes na instituição e divulga as ações realiza­das no Campus universitário, com vistas a conscientização para controle da dissemi­nação do vírus que causa a COVID-19.

Salienta-se que as informações apresen­tadas no protocolo abrangem todas as áre­as/setores existentes na UNICATÓLICA e, consequentemente, todas as pessoas que frequentam a IES diariamente: colaborado­res (docentes e técnicos administrativos), alunos e visitantes.

Além disso, o documento aborda as estra­tégias adotadas para lidar com a nova rea­lidade imposta pela COVID-19 nas seguin­tes situações: durante o isolamento social; ainda em isolamento social, mas, mediante o cumprimento do Plano Estratégico para Retomada das Atividades, apresentado pelo Governo do Estado do Ceará; e quando da liberação da atividade fim da Instituição.

No documento, consta ainda os planos e procedimentos adotados quanto à comu­nicação pós-pandemia e retorno às aulas presenciais; plano pedagógico para o retor­no das atividades presenciais; procedimen­tos do setor de limpeza; e procedimentos gerais que colaboradores e alunos devem adotar em determinadas situações, provo­cadas pela COVID-19.

A versão completa do protocolo está dis­ponível no site unicatolicaquixada.edu.br.