Série de Webinars marca temas relevantes na Engenharia Civil

Série de Webinars marca temas relevantes na Engenharia Civil

No intuito de minimizar os danos gerados pela pandemia na formação dos alunos do curso de Engenharia Civil, a coordenação desenvolveu uma série de Webinar, com palestras sobre conteúdos atuais, para garantir aos discentes uma atualização dos assuntos vigentes, contribuindo assim para a formação extra sala de aula.

Uma das palestras que chamou atenção foi a palestra intitulada Uma conversa sobre o caso da Barragem de Jati, ministrada por Ícaro Bastos, uma das maiores autoridades sobre o assunto, no dia 08 de setembro. Na oportunidade, foram esclarecidas todos os supostos equívocos e dúvidas geradas pelo problema ocorrido naquele empreendimento.

No dia 12 de setembro, os alunos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, entre outros, participaram de uma palestra com a influenciadora digital Paula Aranttes. Na ocasião, os participantes tiveram a importância de conhecer um pouco melhor sobre o empreendedorismo na área da engenharia e suas áreas afins. Foi relatado também a importância da formação do profissional e as dificuldades a serem enfrentadas.

Em outra oportunidade, no dia 19 de setembro, foi promovida a palestra intitulada O BIM e suas Expectativas para o Mercado da Construção Civil, ministrada pelo Prof. Akiro Chikushi, momento no qual foram registradas experiências e o compartilhamento de conhecimento, contando com a participação dos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo da UNICATÓLICA.

Cada vez mais exigido no universo da Engenharia Civil e da Arquitetura, o Building Information Modeling (BIM) envolve uma sé rie de processos e modelos 3D que congregam múltiplas disciplinas de projetos. A partir dessa ferramenta, é possível não apenas ter em mãos um modelo visual do edifício, mas também um banco de informações multidisciplinares relativas a todo o ciclo de vida do empreendimento.

Durante a palestra, que ocorreu de forma síncrona com os alunos, foi abordada a importância de que metodologia de Building Information Modeling (BIM) seja fortemente lembrada pela consolidação de todas as informações do ciclo construtivo em um local só, que a representação do projeto, seu planejamento e a orçamentação são consideradas etapas cruciais para que a obra comece e termine bem, por isso, as três devem ser muito bem delineadas já no início, de forma a servirem de base para o empreendimento evoluir de maneira sustentável e produtiva, gerando e até superando os resultados esperados.

Além disso, o Prof. Akiro cita que para que os projetos tenham maiores chances de obterem sucesso, respeitando-se o prazo e dentro dos custos provisionados, parâmetros raros atualmente, que, além da compatibilização de projetos, a metodologia BIM esteja aliada aos softwares presentes no mercado e possa fornecer ferramentas para diversas outras necessidades da construção civil.

Por fim, conclui afirmando que ferramentas como essas são capazes de aproveitar ao máximo as informações já registradas, e esse é justamente o objetivo do BIM.

Todos os participantes receberão certificados de participação nas palestras, que valem horas complementares. Ressalta-se ainda que a série de Webinars gerou muitos elogios e comentários positivos por parte dos alunos, que puderam ter a formação de um evento atual, com muitas especulações.

Ícaro é Mestre na área de Engenharia Geotécnica, com ênfase em segurança, e Doutorando na área de Recursos Hídricos, com ênfase no dimensionamento e operação de obras hidráulicas.

Paula Aranttes é formada em Engenheira Civil e Designer Gráfico.

Akiro Meneses é formado em Engenharia Civil e possui Esp. em Gestão de Obras e Construção Civil