• Blog UniCatólica

Pós-Graduação e Pesquisa
Institucional

Pós-Graduação e Pesquisa

Em entrevista com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNICATÓLICA, Prof. Dr. Américo Valdanha Netto, buscamos explorar o valor da realização de uma pós-graduação nos tempos atuais, bem como a participação da pós-graduação no campo científico e sua proposta a curto e longo prazo: 

  1. Qual a importância da realização de uma pós-graduação nos dias de hoje? A Pós-Graduação é um dos diferenciais que deixa os candidatos à frente de seus concorrentes diretos na busca por oportunidades em grandes empresas e até mesmo no setor público. Seja através da Pós-Graduação Lato Sensu, onde o aluno recebe o título de Especialista, ou da Pós-Graduação Stricto Sensu, onde o aluno recebe o título de Mestre ou Doutor, sem dúvida alguma é imprescindível que os profissionais de todas as áreas se qualifiquem para que consigam grandes saltos em suas carreiras. 
  1. Quais principais diferenciais dos cursos ofertados pela UNICATÓLICA? Todos os cursos têm carga horária mínima de 432h de aula, distribuídas em 18 meses, além de 90h de elaboração do trabalho de conclusão de curso, distribuídas em 3 meses. A Coordenação dos cursos é de responsabilidade de profissionais com titulação mínima de Mestre que tenham comprovado domínio da área de aprofundamento de estudo, além de serem pensados e organizados no contexto da realidade do mercado de trabalho do Sertão Central, o que permite uma compatibilização da proposta com a rotina do profissional.
  1. Como a Pós-graduação da UNICATÓLICA contribui para o avanço da pesquisa científica? Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) são reconhecidamente um momento e um espaço privilegiado para a pesquisa científica, principalmente por diminuir a lacuna existente entre o conhecimento científico e o cotidiano da atuação profissional, na perspectiva do desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e pensamento crítico, possibilitando assim uma formação cada vez mais competente para interferir no processo social da região do Sertão Central. 
  1. Como se dá o processo de matrículas e pagamento das mensalidades? No site da UNICATÓLICA são divulgados os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) que estão abertos. O candidato deverá acessar o site e após definir qual seu curso de interesse preencher todos os campos da pré-inscrição. Realizada esta etapa os documentos e o currículo passarão por avaliação pelo setor de Pós-Graduação da UNICATÓLICA. O aluno atendendo aos pré-requisitos o referido setor irá entrar em contato com o candidato para que seja feita a matrícula no curso. No ato da matrícula, é gerado o primeiro boleto de pagamento. Importante salientar que todos os nossos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) têm duração total de 21 meses, portanto valor do curso é dividido em 21 parcelas iguais, pagas através de boleto bancário. 
  1. Quais os principais objetivos a curto e longo prazo da Pós-graduação da UNICATÓLICA e qual a expectativa para os próximos desafios? Neste segundo semestre de 2016, estamos lançando ao menos 5 novos cursos no Município de Quixadá. Temos ainda as ações desenvolvidas nos Polos de Pós-Graduação. A longo prazo, além da consolidação e permanência de nossos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), estamos trabalhando para elevar a titulação de nossos docentes, ampliar a pesquisa e a publicação científica, fortalecer no Qualis da CAPES nossas revistas Expressão Católica e ampliar a participação de alunos e professores na organização de eventos científicos na instituição e na participação em eventos científicos de expressão nacional e internacional, para que possamos constituir nosso (ou quem saber “nossos”) primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário