Extensão Universitária da Unicatólica

Extensão Universitária da Unicatólica

Em entrevista com o Coordenador da Extensão Universitária, Prof. Thiago Viana, foram apontados questionamentos referentes ao trabalho realizado pelo setor:

1. O que é a Extensão Universitária? As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades, especialmente, na sociedade contemporânea. A Católica de Quixadá, em função desta realidade e mantendo estrita observância com as diretrizes nacionais e os seus documentos institucionais, apresenta uma Política de Extensão Universitária como processo educativo, cultural e científi co que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o ensino superior e a sociedade, conforme o Plano Nacional de Extensão Universitária. As Políticas para a Extensão foram instituídas com base nas Resoluções n. 39, de 11 de dezembro de 2012 (Programa e Regulamento da Extensão) e Resolução n. 49, de 18 de dezembro de 2012 (PDI/PPI). A Extensão visa o atendimento à comunidade, integrando ações de natureza cultural, artística, científica, técnica e social relacionadas à prática dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades acadêmicas.
  2. Quais os serviços oferecidos e para quem está voltado? As ações desenvolvidas pela Extensão podem ser agrupadas em diferentes frentes de trabalho, dependendo dos objetivos e das estratégias de atuação. Ações de articulação e construção da política de gestão da Coordenação de Extensão, capazes de fortalecer os grupos e as inserções dessas ações em diferentes espaços sociais e acadêmicos, tais como: Cursos de Extensão; Eventos e Campanhas; Programas de Ação Comunitária; Prestação de Serviços Sociais; e Cursos Técnicos do PRONATEC.
  3. Quais são os cursos disponíveis e como se dá o processo de matrícula? A Extensão, juntamente com as Coordenações dos cursos de Graduação, oferta cursos de Extensão, que se enquadram em cursos livres, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos. Os cursos ofertados atualmente, podem ser encontrados no site unicatolicaquixada.edu.br, juntamente com a realização da matrícula.
  4. Os cursos possuem certificação? Qual a carga horária? Os cursos conferem certificados aos concluintes. A carga horária dependerá da classificação que o mesmo se enquadre, que pode ser em cursos de iniciação, atualização, aperfeiçoamento e capacitação ou qualificação profissional.
  5. Quais os horários de funcionamento/ atendimento? De segunda à quinta-feira, das 07h30min às 12h e das 14h às 20h, e na sexta-feira, das 07h30min às 18h.
  6. Qual a importância/relevância/ benefício da Extensão Universitária para os acadêmicos e para o público externo? A Unicatólica, através da extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, pois possibilita uma troca de valores entre a IES e o meio. A Extensão Universitária deve funcionar como uma via de mão dupla, em que a instituição leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e também aprende com o saber dessas comunidades.
  7. Qual a importância/relevância da Extensão Universitária? Ela atua como a “ponte” entre a IES e comunidade. Manifesta-se por meio de programas que envolvam ensino e pesquisa, projetos de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, eventos (como congressos, seminários, debates) e prestação de serviços (como atendimento jurídico, consultas odontológicas, fisioterápicas ou psicológicas) à comunidade.
Por: Jefferson Leonel