Nota de Esclarecimento sobre o Processo de Matrícula e Colação de Grau
GRADUAÇÃOINSTITUCIONAL

Nota de Esclarecimento sobre o Processo de Matrícula e Colação de Grau

Estimados discentes,

A pandemia surgiu como uma bomba biológica que fez repensar nossos comportamentos para viver em coletividade. É fato que o semestre 2020/1 foi atípico, rígido, mas nos impulsionou a viver experiências inovadoras, lapidando nossas habilidades e competências e nos tornando cristãos e profissionais mais preparados para os fatores contingências do mundo.

A UNICATÓLICA  não mediu esforços para proporcionar o melhor para a comunidade acadêmica. Adaptou-se rapidamente à realidade do ensino síncrono, aprimorou o ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizou canais de comunicação com setores da instituição, lançou a Pós EAD, vestibular virtual, finalizou a instalação da usina de energia solar e preparou um protocolo para o retorno às atividades presenciais para que todos voltem às suas rotinas com segurança.

Todas as ações realizadas e que estão em curso durante a pandemia foram pensadas respeitando os valores, princípios e seriedade inerentes à uma instituição católica e preservando a vida das pessoas e a qualidade dos nossos serviços.

Um ponto que merece destaque é a continuidade da vida acadêmica de nossos discentes mesmo diante do isolamento social. Para que nenhum aluno fosse prejudicado e não atrasasse seu planejamento acadêmico, profissional e financeiro, a UNICATÓLICA tomou a decisão de continuar com todas as atividades teóricas pelo ambiente virtual de aprendizagem e se comprometeu a repor as atividades práticas e de estágio assim que a Administração Pública liberasse.

Dessa forma, conseguimos cumprir as atividades previstas no calendário acadêmico, finalizando o semestre na data prevista, com a ressalva de repor as aulas práticas e os estágios para os alunos que precisam de metodologia necessariamente presencial para finalizar a carga horária do semestre.

Os planos de reposição das atividades pendentes por causa da pandemia foram cuidadosamente preparados pelos NDEs e colegiados dos cursos conforme cada cenário de retorno para que a regularidade da formação dos alunos impactados seja preservada. Cada plano será discutido pelas Coordenações de Curso com os alunos impactados para aplicar a forma mais adequada à sua situação.

Inclusive realizaremos a missa e a colação de grau virtuais, conforme as datas previstas para os alunos que já cumpriram todos os requisitos para concluir a carga horária total do curso. Aqueles que foram impossibilitados de colar grau em razão da necessidade de reposição das aulas práticas e de estágios terão suas colações realizadas à medida que forem cumprindo a carga horária total do curso.

Ainda pensando na continuidade da vida acadêmica dos discentes de modo a preservar o planejamento acadêmico, profissional e financeiro, a UNICATÓLICA decidiu manter o período de matrícula para o semestre 2020/2 previsto no calendário acadêmico.

Os discentes que tinham somente disciplinas teóricas e que já finalizaram o semestre 2020/1 poderão realizar as matrículas no período previsto no calendário acadêmico.

Os alunos que têm aulas práticas e de estágio para finalizar o semestre 2020/1 também poderão realizar suas matrículas para o semestre 2020/2 no mesmo período previsto no calendário acadêmico, de forma a não atrasar a sua formação. A reposição já mencionada acima deverá ser gradual de forma a permitir que o aluno possa cursar o novo semestre. Estas atividades presenciais de reposição iniciarão assim que o Poder Público permitir o retorno às atividades presenciais e será realizada conforme os planos específicos dos cursos acordados com as turmas impactadas.

Assim, ninguém atrasará seu curso e sua vida acadêmica. Os alunos FIES, com a retomada nestes moldes, igualmente não serão prejudicados com seus aditamentos e consequentemente conseguirão seguir seu caminho rumo à colação de grau.

A Lei Estadual Nº 17.208, 11 de maio de 2020, versando sobre o desconto de 20% nas mensalidades, está sendo integralmente cumprida pela UNICATÓLICA, tendo os valores das matriculas também adequados a legislação vigente.

A UNICATÓLICA planejou o retorno presencial para todos os cursos de graduação e pós-graduação para o semestre 2020/2 com o suporte dos recursos tecnológicos do ambiente virtual para garantir o cumprimento das regras de distanciamento social e de sanitização preservando a vida e a saúde de todos, por meio de um protocolo amplamente discutido por uma comissão multidisciplinar que está em vias de conclusão e será em breve socializado. Tal protocolo inclui estratégias para acessar a sala de aula presencial ou remotamente a depender da situação do aluno, que poderá, facultativamente comparecer ou acessar via tecnologia a sala de aula, garantindo sua proteção e de sua família, de acordo com o nível de biossegurança que precisa. Todos os ambientes pedagógicos, estão contemplados no protocolo para que os alunos possam usufruir das estruturas da UNICATÓLICA com toda a segurança necessária.

É imprescindível destacar que a UNICATÓLICA está preparada para o retorno presencial com todas as medidas de biossegurança já delineadas com o objetivo de assegurar a saúde e segurança dos docentes, discentes e técnicos administrativos, mas respeitará as decisões do Poder Público. Adite-se ainda que estratégias foram adotadas para alunos e professores do grupo de risco e para os discentes que poderão sofrer impactos com seus deslocamentos até Quixadá.

Que Deus e Nossa Senhora Rainha do Sertão continuem abençoando toda a região do Sertão Central cearense.

Quixadá, 06 de julho de 2020.

Por: wagnercosta