• Blog UniCatólica

UniCatólica promove V Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)
Institucional

UniCatólica promove V Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)

Entre os dias 20 e 22 de dezembro, foi realizada a V Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da UniCatólica. O evento proporcionou uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito aos acidentes do trabalho quanto às doenças ocupacionais.

A V SIPAT da UniCatólica foi organizada pensando no colaborador como parte vivente da IES, proporcionando momentos de interação e informação, fatores esses fundamentais para se promover esse momento muito especial.

Dessa forma, a semana deu início com uma palestra sobre “Reflexões de vida pós-pandemia, ministrada pelo Gerente de Recursos Humanos da UniCatólica, Prof. Carlos Eduardo Roncolato. A palestra ocorreu no auditório Dom Hélder Câmara e reuniu colaboradores de diversos setores da IES para a promoção de conhecimento e conscientização de todos sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

No dia 21 de dezembro, houve uma atividade de Ginástica Laboral com os colaboradores, movimentada pelo Prof. Marcelo Barros, do curso de Educação Física. Além disso, os colaboradores de cada setor puderam medir a pressão arterial e obter mais informações sobre hipertensão arterial, como sintomas, consequências e dicas para uma vida mais saudável.

No dia 22 de dezembro, os colaboradores da UniCatólica puderam assistir vídeos com dicas sobre alimentação e nutrição adequada, com a Nutricionista e Coordenadora do curso de Nutrição da IES, Prof.ª Marêssa Barbosa Martins, e sobre ergonomia, com o Prof. Marcelo Barros. Encerrando a V SIPAT, houve a votação para os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2022.

A SIPAT

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os colaboradores, de um modo geral, resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia a dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário