Alunos enadistas devem preencher o Questionário do Estudante e realizar o Exame para obtenção do diploma
Institucional

O ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação ou dispensa justificada condições indispensáveis para a emissão do histórico escolar. O estudante selecionado que não realizar a prova ou deixar de responder ao Questionário do Estudante se encontrará em situação irregular e não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE.

De acordo com o INEP, os estudantes concluintes das 30 áreas avaliadas pelo ENADE 2021 só poderão colar grau se preencherem o Questionário do Estudante até as 23h59 de sábado (13) e realizarem a prova neste domingo (14). Até esta quinta-feira (11), cerca de 75% do total de inscritos concluíram o preenchimento do Questionário do Estudante, pré-requisito para a visualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, no qual consta o local de prova do estudante.

O Exame que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Neste ano, os cursos da UniCatólica que participarão do ENADE são: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e Sistemas de Informação.

O resultado do ENADE classifica a Instituição de Ensino a partir da prova aplicada ao estudante. Entretanto, não é um processo de avaliação do aluno individualmente considerado, mas sim dos cursos de graduação através da aferição das competências adquiridas pelos estudantes. É referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento de cursos. Além disso, a sociedade e o mercado profissional espelham nele a qualidade das Instituições de Ensino e seus cursos ao promover suas opções de escolha e seleção profissional.