Planejamento Estratégico Institucional 2016-2020
GestãoInstitucional

Planejamento Estratégico Institucional 2016-2020

Nos dias 26 e 27 de abril, a reitoria da UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá, juntamente com os coordenadores de cursos e de setores, na presença do Bispo Diocesano e Chanceler da UNICATÓLICA, Dom Angelo Pignoli, participou de uma reunião de alinhamento para o planejamento estratégico 2016- 2020 da instituição, sob a apresentação e orientação da CM Consultoria, empresa pioneira na adoção de modelos inovadores para as IES, no âmbito acadêmico-legal, administrativo-financeiro e estratégico-mercadológico.

O Planejamento Estratégico da UNICATÓLICA 2016-2020 está sendo pensado a partir da identidade e realidade institucional (interna e externa), traduzindo uma formulação estratégica em relação ao futuro. Desta forma, baliza o Planejamento de Marketing, ou seja, o processo de comunicação e de relacionamento com cada um dos seus segmentos-alvo.

A gestão acadêmica e administrativa orientada para resultados incorpora o senso de urgência, o caráter empreendedor e um modelo de gerenciamento baseado em dois requisitos: responsabilidade e comprometimento. A responsabilidade refere-se às atribuições, desafios e poderes cabíveis aos colaboradores (pessoas) e não em suas funções e cargos.

A liderança dos gestores no desenvolvimento de cada Programa, Projeto ou Plano visa atender eficientemente os segmentos-alvo. Tendo por missão “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável” e visão de futuro “Consolidar-se até 2025 como Centro Universitário “UNICATÓLICA”, mediante educação superior humanista, inovadora e sustentável, contribuindo para a transformação social do Estado do Ceará”, foi elaborado de acordo com o Modelo Balanced Scorecard – BSC um mapa estratégico concebido e estruturado para com base na visão de futuro, simbolizando a cadeia de valor que conduzirá a instituição da situação presente para o futuro almejado. Trata-se de uma modelo que utiliza ferramentas de gestão que permitem medir o desempenho da empresa.

Desse modo, foram definidas quatro perspectivas: proposição de valor para o cliente; perspectiva interna; perspectiva financeira; aprendizagem e crescimento. Assim, a UNICATÓLICA define suas variáveis de controle (indicadores) e metas para que a organização tenha o resultado esperado ao longo do tempo (desempenho). Ainda, observou-se a orientação para o desenvolvimento de estratégias que visam a ampliação de receitas e otimização dos custos, relacionando-as ao cumprimento da missão e alcance da visão de futuro. Ressalta-se que a congruência entre o Mapa Estratégico e o Planejamento de Marketing é fundamental para se conquistar os objetivos estabelecidos para os próximos anos.

Por: Jefferson Leonel