• Blog UniCatólica

Como manter a produtividade no home office?
FIQUE LIGADO

Como manter a produtividade no home office?

A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) exigiu rápidas e eficientes adaptações a inúmeras profissões, pois embora tenhamos que respeitar o distanciamento social, as atividades laborais não param. Manter um ambiente produtivo durante o home office é primordial no auxílio de suas obrigações e para isso o Professor Me. Thiago Viana nos dá algumas dicas.

  1. Mantenha uma agenda e evite distrações: Trabalhar no conforto de casa pode ser um desafio enorme, pois as distrações são inúmeras, principalmente quando se tem criança em casa, porque toda hora é hora de brincar. Estabelecer uma rotina para você e compartilhar com os demais membros de sua família é fundamental, pois garante a sua produtividade diária e ainda vai sobrar tempo para você e sua família.
  2. Divida seu dia em blocos: Assim como em seu ambiente de trabalho você possui turnos, busque estabelecer rotinas ou blocos definidos por tempo, como se fosse no ambiente de trabalho. Pois de nada adianta seguir um ritmo de trabalho frenético e depois ter que refazê-lo.
  3. Organize o seu espaço de trabalho:  Assim como na empresa, mantenha seu ambiente de trabalho limpo, iluminado e busque sempre manter o foco, colocando o celular silencioso, uma garrafinha de água por perto e, se for possível, uma música ambiente que não de traga distrações.
  4. Aproveite o seu dia: Se o ambiente de sua casa permite momentos de silêncio apenas no turno da noite, o aproveite para planejar ou tirar as pendências que exigem maior concentração. Se não possui pendências, faça a sua agenda nesse momento de maior silêncio para iniciar o dia anterior já ciente de tais obrigações.
  5. Mantenha contato com seus pares: Mesmo realizando trabalhos home office, aproveite a tecnologia disponível e mantenha contato com seus colegas de trabalho, visando a troca de ideias e compartilhamento de boas práticas durante o trabalho em casa. Mas não confunda os grupos de trabalhos com grupos de aleatórios, pois o foco pode ser perdido e ao invés de ser algo produtivo, vai se transformar em mais um momento de distração.
Por: Jefferson Leonel

Deixe seu comentário